Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2818
Título: Ambiente psicossociológico da sala de aula e rendimento escolar
Outros títulos: um estudo de caso
Autor: Lourenço, Abílio Afonso
Rosa, Victor M. P. Da
Paiva, Maria Olímpia Almeida de
Palavras-chave: Comportamento disruptivo
Sucesso académico
Ambiente da sala de aula
Disruptive behavior
Classroom environment
Academic achievement
Data: 2010
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 276-289
Relatório da Série N.º: Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais;7 (2010)
Resumo: Esta investigação procurou analisar a influência do ambiente da sala de aula nos comportamento disruptivos dos alunos, assim como o impacto destes no rendimento escolar. Da amostra fazem parte 217 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do centro do Porto. Aplicou- -se a Escala da Disrupção Escolar Professada pelos alunos (EDEP) e a Escala do Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula (APSA). Poder-se-á inferir dos resultados que os alunos que percepcionam o ambiente da sala de aula como mais positivo são os que manifestam menos comportamentos disruptivos, bem como obtêm melhores notas. This research sought to examine the influence of the classroom environment upon disruptive behaviors, as well as the influence of these behavior on academic achievement. A sample of 217 middle school students was selected in Oporto. We used the Disruptive Behavior Scale Professed by Students (DBS-PS) and the Psychossociological Environment of the Classroom (APSA) scale. It can be inferred that the students who perceive the classroom environment as more positive are the ones who show less disruptive behaviors and, as a result, they get better grades.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2818
ISSN: 1646-0502
Aparece nas colecções:FCHS - Número 07 (2010)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
276-289.pdf748,58 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.