Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2816
Título: Empreendedorismo social e desempenho organizacional
Outros títulos: um estudo aplicado às organizações sem fins lucrativos
Autor: Santos, Lara
Palavras-chave: Empreendedorismo social
Orientação empreendedora
Organizações não lucrativos
Social entrepreneurship
Entrepreneurial orientation
Non-profit organizations
Data: 2010
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 196-206.
Relatório da Série N.º: Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais;7 (2010)
Resumo: O empreendedorismo social tem assumido, nas últimas décadas, um protagonismo visível em vários domínios da sociedade. é este o motivo que justifica o propósito do presente estudo, em que se pretende analisar o papel do empreendedorismo social na configuração de diferentes padrões de desempenho, no sector das organizações sem fins lucrativos. Adoptou-se um design de estudo de caso, em que foram analisados seis casos realizados sequencialmente no tempo. Os resultados deste estudo demonstram que o empreendedorismo social é traduzido em inovação de actividades ou iniciativas, no estado de alerta para possíveis oportunidades e pela propensão para projectos com um risco calculado, com vista à concretização da missão social e prossecução dos objectivos sociais das organizações. Neste sentido, confirma-se que a adopção de um comportamento empreendedor promove efectivamente um desempenho superior em organizações que respondem ao crescente desafio de criar valor social. Social entrepreneurship has assumed in recent decades, a visible role in various fields of society. That is the reason that justifies the purpose of this study, which aims to examine the role of social entrepreneurship in setting different standards of performance in the field of nonprofit organizations. It was adopted a case study design, in which six cases were analyzed sequentially in time. The results of this study demonstrate that social entrepreneurship is translated into innovation activities or initiatives, in the state of alert for possible opportunities and the propensity for projects with a calculated risk, for the achievement of social mission and achieving social objectives of organizations. In this sense, it is confirmed that the adoption of entrepreneurial behavior actually promotes superior performance in organizations that respond to the growing challenge of creating social value.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2816
ISSN: 1646-0502
Aparece nas colecções:FCHS - Número 07 (2010)

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