Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2807
Título: Edgar Allan Poe
Outros títulos: detalhes, sombras e reflexos
afinidades estéticas e subversões iconográficas
Autor: Lambert, Maria de Fátima
Palavras-chave: Marginalia
Proto-psicanálise
Proto-fenomenologia
Tempo
Espaço
Filosofia do imaginário
Before psychoanalysis
Before phenomenology
Time
Space
Philosophy of the imaginary
Data: 2010
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 102-120.
Relatório da Série N.º: Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia;7 (2010)
Resumo: Na leitura dos poemas de E. A. P. seleccionei excertos que considerei elucidativos – no respeitante aos artistas actuais, cujas iconografias lhes associei quase por intuição (quanto por cúmplice reflexão): Jorge Molder, Francesca Woodman e Janaina Tschäpe. Na leitura de seus textos de ensaio e de recorte filosófico e estético, centrei-me em fragmentos de Marginalia, Eureka e Filosofia da Composição. Igualmente, estes me guiaram na subsistência e caminho cumprido em obras específicas dos artistas acima citados. Ao debruçar- me sobre as iconografias de Molder, Woodman e Tschäpe, apercebi-me de que as argumentações de E. A. Poe se reflectiam uma espécie de ressonância em “duplo sentido”. Seleccionei aquelas imagens fotográficas e videográficas, nas quais mais se evidenciam os tópicos que entendi como denominadores comuns. Assim, se instaurou uma plataforma de reflexão, interpretações e transfigurações possíveis quanto intermináveis (quase). From a reading of E. A. Poe’s poems, I choose the most obvious excerpts – according to the singularity of the iconography observed in the contemporary artists I selected: Jorge Molder, Francesca Woodman e Janaina Tschäpe. When reading the essays and philosophical texts from Poe, I particularly focused on Marginalia, Eureka and Philosophy of Composition. These readings also guided me towards a comprehension and interpretation of the some and chosen works of the above mentioned contemporary artists. When analysing their iconography, I understood that E. A. Poe reflexions should be taken in a double sense. I presented those video and photographic images that most evidently show the topics I considered as common concepts. So, I established a platform of possible analogies, approaches, interpretations and metamorphosis that might be extended (almost) further and further more.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2807
ISSN: 1646-0502
Aparece nas colecções:FCHS - Número 07 (2010)

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