Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2793
Título: Rastreio de desenvolvimento realizado pelos pais
Outros títulos: a utilização do Ages & Stages Questionnaires 3ª edição (ASQ) em crianças dos 48 aos 60 meses
Autor: Ruivo, Joana Manuela do Vale Sá
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: A família assume um papel fundamental na percepção do desenvolvimento dos seus filhos, são os pais os interlocutores privilegiados que mais sabem dos seus filhos, o que exige aos profissionais que trabalham com crianças uma abordagem centrada na família. Esta abordagem é assumida e preconizada pelas equipas de Intervenção Precoce. A prevenção assume, cada vez mais, um papel preponderante na sociedade e na prática do terapeuta da fala, por motivos éticos e sócio-económicos. Pensando nos benefícios a longo prazo, não é difícil entender que, se a prevenção for realizada de forma adequada, os custos irão diminuindo como consequência da redução da procura de cuidados de saúde, traduzindo-se num bem-estar das famílias em geral. O trabalho apresenta um rastreio de desenvolvimento realizado pelos pais de 45 crianças dos 48 aos 60 meses. Paralelamente efectua-se o mesmo rastreio realizado pelas educadoras, sendo posteriormente comparados os resultados. No que se refere ao rastreio de desenvolvimento realizado, o estudo identificou 4 crianças que necessitavam de avaliação mais específica de desenvolvimento, 14 crianças com necessidade de monitorizar e 3 pais preocupados com o desenvolvimento dos seus filhos. Comparando os resultados entre o rastreio realizado pelos pais e o realizado pela educadora, respeitante ao questionário dos 48 meses, regista-se que a área da Motricidade Global, Motricidade Fina e Pessoal Social apresentam correlações moderadas e positivas variando entre 0,656 e 0,704. O questionário dos 54 meses apresenta a área Pessoal Social com um valor de 0,750, correlação moderadamente positiva. No questionário dos 60 meses, regista-se que a Motricidade Fina, a Resolução de Problemas e Pessoal Social, variam entre 0,53 e 0,71, o que traduz uma correlação moderadamente positivas. The family plays a key role in the perception of the development of their children, parents priveligeados interlocutors who know most of their children, which requires professionals working with children a family-centered approach. This approach is assumed and recommended by Early Intervention teams. The prevention is increasingly a key role in society, assuming an increasingly important role in the practice of speech therapist, for ethical reasons and socio-economic. Thinking about the long-term benefits, it is not difficult to understand that if prevention is done properly, the costs will diminish as a result of reduced demand for health care, resulting in a well-being of families in general. The paper presents a developmental screening conducted by the parents of 45 children from 48 to 60 months. At the same time carried out the same screening conducted by the educators, and then compared the results. As for the screening of development carried out, the study identified four children who needed more specific evaluation of development, children under 14 need to monitor and 3 parents concerned about the development of their children. Comparing the results between the screening carried out by parents and performed by the teacher concerning the questionnaire of 48 months, it is noted that the area of the Global Movement, fine motor and Personal Social and show moderate positive correlations ranging between 0.656 and 0.704. The questionnaire has 54 months of the Personal Social area with a value of 0.750, moderately positive correlation. In the questionnaire of 60 months, there is that fine motor skills, Problem Solving and Personal Social vary between 0.53 and 0.71, reflecting a moderately positive correlation.
Descrição: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala
URI: http://hdl.handle.net/10284/2793
Aparece nas colecções:ESS (DCETS) - Outros Trabalhos Académicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
T_24271.pdf6,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.