Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2776
Título: Alimentação em crianças com multideficiências dependentes
Outros títulos: satisfação e competências do cuidador informal
Autor: Vieira, António Manuel da Costa
Orientador: Macêdo, Tatiana de Fátima Correia Lima Buril de
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: O cuidador desempenha papel fundamental no processo de atendimento do ser humano, como ser biopsicossocial, no âmbito do binómio saúde/doença. Muitas crianças que apresentam multideficiência tendem a engasgar-se, apresentando muitas vezes, tosse quando estão a ser alimentadas. Esta situação gera angústia e sofrimento em muitos cuidadores, principalmente nos cuidadores informais que na maioria das vezes são as mães. Deparando-se com a possibilidade da criança sufocar durante a o ato de alimentação. Objectivo: a análise da satisfação e capacidade técnica no desempenho da actividade de cuidar da criança dependente durante o acto de alimentar, por parte dos cuidadores informais. Pretendemos assim, verificar se estes cuidadores apresentam desconforto pessoal ou dificuldades técnicas no desempenho da actividade de alimentar. Metodologia: o tipo de estudo será descritivo e privilegiar-se-á a investigação qualitativa, já que se pretende compreender os fenómenos baseados na perspectiva dos sujeitos de investigação, recolhendo dados em função de um contacto aprofundado com os indivíduos, nos seus contextos sociais. Utilizando como instrumento para recolha de dados, optou-se pela aplicação de dois questionários: o inventário de sobrecarga de Zarit e outro questionário formulado para o efeito por se considerar ser o instrumento mais pertinente e apto a facultar a informação pretendida, dado que possui uma apresentação uniformizada e rege-se pelas mesmas directrizes para todos os indivíduos. Resultados: A sobrecarga média foi de aproximadamente 26,5 (± 13,7), variando entre 3 e 55. De uma forma geral, podemos concluir que os cuidadores da amostra demonstram uma sobrecarga média, outro resultado pertinente, verificou-se que a maioria dos cuidadores nunca tinha recebido treino/formação para alimentar os doentes (61%). O presente trabalho mostrou a necessidade de realizar um programa de esclarecimento e orientações junto a estas famílias sobre o cuidar no acto da alimentação diante dos resultados relativos ao treino/formação do cuidador para alimentar da criança com multideficiência dependente. The caregiver plays a key role in the service process of the human being as a biopsychosocial being, under the binomial health / disease. Many children who have multiple disabilities tend to choke up, many times, cough when they are being fed. This situation causes anguish and suffering for many caregivers, especially in informal caregivers who are mostly mothers. Faced with the possibility of children choking during the act of eating. Objective: the analysis of satisfaction and expertise in the performance of the activity of caring for a dependent child during the act of feeding on the part of caregivers. We therefore want to verify whether these caregivers provide personal discomfort or technical difficulties in performing the activity feed. Methodology: The type of study will be descriptive and will focus on qualitative research, since it aims at understanding the phenomena based on the perspective of research subjects, collecting data on the basis of an extensive contact with individuals in their social contexts. Using as an instrument for data collection, we chose to apply two questionnaires: the Zarit inventory overhead and another questionnaire formulated for this purpose because it is considered to be the most relevant instrument and able to provide the required information, because it has a uniform presentation and is governed by the same guidelines for all individuals. Results: The average overhead was approximately 26.5 (± 13.7), ranging between 3 and 55. Overall, we conclude that the caretakers of the sample shows an average overhead, another relevant results, we found that most caregivers had never received training / training to feed patients (61%). The present study showed the need for a program clarification and guidance from these families about the care at the time of feeding before the results related to training / training of the caregiver to feed the child with multiple dependent.
Descrição: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Terapêutica da Fala.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2776
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