Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2774
Título: Motivações e expectativas profissionais dos estudantes do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem
Autor: Fernandes, Daniela Gomes
Orientador: Rodrigues, Júlia
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: Numa fase em que se encontram muito próximos da entrada efectiva no mercado de trabalho, este estudo enforma uma análise aprofundada sobre a ideia inicial que os estudantes do 4.º ano da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa detinham sobre o que é Ser Enfermeiro e as expectativas que construíram na, e pela, frequência da licenciatura. O objectivo principal desta investigação é o de traçar um perfil sobre as principais razões que motivaram a escolha do curso, bem como, da estrutura das expectativas profissionais que vigoram junto dos alunos, assumindo que a frequência do curso de enfermagem operou transformações nestas duas dimensões. Desenvolveu-se, para tal, um estudo que entrecruza métodos quantitativos e qualitativos, de investigação, que é transversal e que comporta uma vertente descritiva-correlacional. Os principais resultados obtidos apontam para a importância das redes de sociabilidades enquanto promotoras de um contacto prévio com a profissão. Essas mesmas redes de sociabilidade perpassaram uma determinada visão do Ser Enfermeiro, condicente com os modelos de prestação de cuidados. Os diferentes motivos que conduziram à escolha da profissão são passíveis de ser integrados numa forma própria de ver a profissão. As expectativas mostraram, claramente, variar ao longo da frequência da licenciatura. Todavia, foi entre os estudantes que tiveram contacto prévio com a profissão que identificamos uma maior grau de coincidência entre a ideia inicial e a expectativa de futuro, no momento anterior à entrada no mercado de trabalho. At a stage where they are very close to the actual entry into the labor market, this study informs a thorough analysis of the initial idea that the fourth year students of the Degree in Nursing at the University Fernando Pessoa held on what is a nurse and the expectations built in, and, during the frequency of the degree. The main objective of this research is to draw a profile of the main reasons for the choice of course, as well as the structure of the professional expectations that prevail among students, assuming that the frequency of nursing program formed transformations in these two dimensions. Was developed a study that intersects quantitative and qualitative methods of investigation that is transversal and that comprise a descriptive-correlational path. The main results point to the importance of social networks as promoters of a previous contact with the profession. These same networks of sociability permeated a particular vision of the nurse, commensurate with the models of care. The different reasons that led to the choice of the profession are likely to be integrated in a form to see the profession. Expectations have clearly shown to vary along the frequency of the degree. However, it was among students who had prior contact with the profession we have identified a greater degree of coincidence between the initial idea and the expectation of the future, at the time prior to entering the labor market.
Descrição: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem
URI: http://hdl.handle.net/10284/2774
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