Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2773
Título: Percepção dos alunos de 4ºano do Curso de Licenciatura de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa sobre a amamentação
Autor: Silva, Catarina Isabel Castro Barros da
Orientador: Rodrigues, Júlia
Palavras-chave: Amamentação
Alunos de 4ºano da Licenciatura de Enfermagem
Vantagens da amamentação
Dificuldades da amamentação
Causas de desmame precoce
Breastfeeding
4th Year Nursing School students
Breastfeeding advantages
Breastfeeding difficulties
Early weaning causes
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: O presente projecto de graduação insere-se no âmbito do plano curricular do 4ºano da Licenciatura de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa – Porto, sendo o tema abordado “Percepção dos alunos do 4ºano do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa sobre amamentação”. Actualmente existem numerosas instituições que promovem a amamentação em todo o mundo, preconizando como sendo benéfico para o bebé, o aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de vida, conferindo uma nutrição equilibrada e adequada, a protecção contra numerosas infecções e principalmente promovendo o vínculo mãe-filho. Neste estudo, as questões de investigação que desencadearam o problema foram: “Qual a percepção dos alunos do 4ºano da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa relativamente à amamentação?” ; “Os alunos do 4ºano de Enfermagem tiveram, em contexto de ensino clínico, noção das motivações das mães para amamentar?” ; “Tiveram noção das vantagens e dificuldades das mães que iniciaram a amamentação?” Pela sua natureza, o presente estudo é de carácter descritivo e possui uma abordagem qualitativa e quantitativa. A população alvo deste estudo remete para os alunos de 4ºano da Licenciatura de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa – Porto. O método de colheita de dados foi um questionário, aplicado a 20 alunos do 4ºano da Licenciatura de Enfermagem, a fim de conhecer as suas percepções acerca da amamentação. Após o tratamento por Excel dos dados e sua análise estatística, os resultados evidenciam que, na sua maioria, os alunos conhecem a temática, no que concerne às vantagens da amamentação e suas dificuldades, assim como algumas das causas de desmame precoce. The present project is part of the fourth year curriculum program of the UFP Nursing School, under the subject “Breastfeeding – a 4th year Nursing student perception.” Nowadays there are numerous worldwide institutions which promote breastfeeding, considering it is beneficial for the bady to take maternal milk until the 6th month of living, since it offers a balanced and suitable nutrition, protection against numerous infections and specially because it promotes the mother-infant bond. In this study the main questions were “What is the 4th year nursing school student’s perception regarding breastfeeding?” ; “Do this students have, in a clinical teaching context, the notion of the mother’s motivation to breastfeed?” ; “ Did they grasp the advantages and difficulties of those mothers who initiated breastfeeding?” The study has a descriptive nature, with a qualitative and quantitative approach. The target populations of the study were the 4th year students. Data collection was performed with the help of a questionnaire taken by 20 students to understand their perception about breastfeeding. After it’s analyses and statistical review, results show that the majority of students knows about the subject, mainly the advantages and difficulties of breastfeeding as well as some of the causes of early weaning.
Descrição: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2773
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