Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2770
Título: Dificuldades dos alunos no tratamento do pé diabético
Autor: Pinhal, Miguel Ângelo Carvalho
Orientador: Abreu, Maria José
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: O pé diabético é definido pela Sociedad Española de Angiologia y Cirurgia Vascular como uma “alteração clínica de base etiopatogénica neuropática e induzida pela hiperglicemia mantida, com ou sem coexistência de isquemia, e prévio desencadeante traumático, produzindo lesão e/ou ulceração do pé”. Este conjunto de alterações, decorrentes da neuropatia, leva á alteração da sensibilidade do pé, fazendo com que os diabéticos fiquem vulneráveis a traumas e lesões que posteriormente evoluem para úlceras. Estas feridas depressa ficam infeccionadas, agravando ainda mais o estado do doente diabético. A falta de conhecimento dos diabéticos no que diz respeito ao auto - cuidado dos seus pés, faz com que quando estes procurem os cuidados de saúde seja impossível adoptar outro meio de tratamento que não a amputação. Assim, o Enfermeiro tem um papel determinante no que diz respeito á prevenção primária, prevenindo o aparecimento de lesões neuropáticas associadas à Diabetes Mellitus, e reduzindo a taxa de amputações. O presente estudo, intitulado “Dificuldades dos alunos nos Ensínos Clínicos no tratamento do pé diabético”, foi realizado no âmbito da unidade Projecto de Graduação e Integração à Vida Profissional inserida no 2º Semestre do 4º Ano. Tem como objectivo geral comparar as dificuldades sentidas pelos alunos do 3º e 4º ano da Licenciatura de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa do Porto no tratamento do pé diabético É um estudo descritivo, comparativo, transversal e quantitativo e qualitativo. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se um questionário aplicado a vinte alunos do 3º e 4º ano do CLE da UFP/Porto. Todos os dados obtidos foram analisados com o programa Microsoft Office Excel 2007 utilizando a estatistica descritiva. Os resultados do estudo indicam tanto os alunos do 3º como os do 4º ano prestaram cuidados de Enfermagem a doentes com pé diabético no ensino clínico de Enfermagem Médico-cirúrgica II, no ensino clínico de Fundamentos e Procedimentos em Enfermagem III. Nas dificuldades mais sentidas pelos alunos do 3º e 4º ano na prestação de cuidados de Enfermagem a doentes com pé diabético, os alunos do 3º e 4º ano justificam com a “Falta de experiência” e com “Primeira vez que lidei com a patologia” com a “Falta de material. Ao compararmos a formação teórica das diferentes unidades curriculares dos alunos do 3º e 4º ano verificamos que adquiriram competências científicas e técnicas para cuidar dos doentes com pé diabético, Justificando que a “matéria abordada foi suficiente”, “Formação teórica não foi suficiente”. Ao compararmos o grau de importância que os alunos do 3º e 4º ano atribuem à actuação do Enfermeiro no tratamento do pé diabético verifica-se que os inquiridos consideraram como “Muito Importante” “Estimular o doente a manter uma boa higiene dos pés”; “Informar o diabético que a mais pequena ferida é potencialmente perigosa”; “Instruir os diabéticos sistematicamente sobre sintomas de isquemia dos membros inferiores”; “Explicar que o controlo da tensão arterial é tão importante como o controlo da glicemia capilar” “Ensinar os diabético a cortar correctamente as unhas dos pés”, “O Enfermeiro deve palpar os pulsos dos pés”, “Pesquisar calosidades”, “Utilizar o soro fisiológico como produto de limpeza das feridas dos pés”. The diabetic foot is defined by the Sociedad Española de Angiologia y Vascular Surgery as a “change-based clinical and etiopathogenic hyperglycemia-induced neuropathic maintained, with or without coexistence of ischemia, an previous traumatic trigger, producing injury and / or ulceration of the foot.” This set of changes as result of neuropathy, leads to the alteration of the sensitivity of the foot, causing the diabetic to be vulnerable to trauma and injuries that later develop into ulcers. These wounds will soon become infected, further aggravating the sate of the diabetic patient. The lack of knowledge of diabetes with regard to self – care of their feet, makes the health care impossible to adopt means of treatment other than amputation. Thus, the nurse has a crucial role with regard to primary prevention, preventing the appearance of neuropathic injury associated with diabetes mellitus and reducing the rate of amputations. This study, entitled “Difficulties of students in clinical placements in the treatment of diabetic foot” was held within the Unit Project Graduation and Integration of Professional Life inserted in the second semester of the 4th Year. The Overall objective is to compare the difficulties experienced by students of 3rd and 4th year of the Bachelor of Nursing at the University Fernando Pessoa / Porto in the treatment of diabetic foot. It is a descriptive, comparative, cross-sectional quantitative and qualitative. A questionnaire was used as an instrument of data collections in twenty students in the 3rd and 4th year of the UFP CLE / Porto. All data was analyzed using the program Microsoft Office Excel 2007 using descriptive statistics. Study results indicate that both students of 3rd and 4th year provided nursing cares to patients with diabetic foot in clinical training in Medical – Surgical II, in Nursing Fundamentals and Procedures III. The difficulties felt by the students of 3rd and 4th year are justified by the “lack of experience” and “First time I dealt with the condition” and with the “lack of material”. By comparing the theoretical training of various courses of the students of 3rd and 4th year found that acquired scientific and technical expertise to take care of patients with diabetic foot justifying that “matter addressed was enough” and “Theoretical was not enough”. By comparing the degree of importance that students of 3rd and 4th year attributed to actions of the nurse in the treatment of diabetic foot checks that the respondents considered as “Very Important” “Encourage the patient to maintain good hygiene of the feet”, “Inform the diabetic that the smaller wound is potentially dangerous”, “Explain that controlling blood pressure is as important as glycemic control”, “Teaching the diabetic cut the toenails correctly”, “The nurse should palpate the pulses of the feet”, “Search calluses” and “Use a saline solution for cleaning wounds of the feet”.
Descrição: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Enfermagem
URI: http://hdl.handle.net/10284/2770
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