Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2762
Título: Conhecimentos dos alunos do 3º ano da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, sobre Hemofilia
Autor: Braga, Vânia Moreira
Orientador: Araújo, Patrícia
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: A Hemofilia é um distúrbio genético raro, ligado ao cromossoma X e segundo a Associação Portuguesa de Hemofilia (2010), no 2º semestre de 2010 existiam 723 pessoas com Hemofilia em Portugal, o que significa que é uma percentagem mínima de toda a população do país. Nesta doença, existe uma ausência ou carência de um dos factores da coagulação e segundo Seely, R et alii (2001), os factores de coagulação são treze e os que estão em falta na Hemofilia são o VIII e o IX. Para que os enfermeiros respondam com competência e sejam uma mais valia, no contexto de equipa de saúde, quer na área da prevenção, quer na área do cuidado, é fundamental, desde cedo dar maior atenção à formação holística dos alunos de enfermagem. Desta forma, pareceu-nos pertinente desenvolver este estudo, com a finalidade de conhecer/identificar os conhecimentos dos alunos do 3º ano da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa sobre a Hemofilia. Partindo desta perspectiva, levantou-se uma questão de investigação para o presente estudo: “Que conhecimentos têm os alunos do 3º ano da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa sobre Hemofilia?”. Trata-se de um estudo quantitativo-exploratório, em que se utilizou como instrumento de colheita de dados, um questionário, que foi realizado na Universidade Fernando Pessoa. A população-alvo é constituída pelos alunos do 3º ano da Licenciatura em Enfermagem e a amostra é constituída por 25 alunos da população referida anteriormente. A principal conclusão a retirar deste estudo é que os alunos do 3º ano da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, apresentam alguns conhecimentos, no que respeita à Hemofilia, no entanto denota-se alguma falta de conhecimento, em relação aos factores da coagulação e às complicações osteoarticulares. Assim, depois do estudo efectuado constatamos o seguinte facto: a realização de ensinos clínicos com a oportunidade de prestar cuidados a uma pessoa com Hemofilia pode influenciar os conhecimentos que os alunos do 3º ano da Licenciatura em Enfermagem apresentam. Desta forma, podemos constatar que é de extrema importância o conhecimento dos sintomas da Hemofilia, assim como se realiza o diagnóstico, qual o tratamento adequado e as complicações inerentes a esta doença. Tem também muita importância, as precauções que podem ser tomadas, a profilaxia e a prática de desporto com a Hemofilia. Todo este conhecimento torna o enfermeiro um elemento activo da equipa multidisciplinar, que envolve a pessoa com Hemofilia que necessita de tratamento. Hemophilia is a rare genetic disorder, linked to X chromosome and according to the Portuguese Association of Hemophilia (2010), in the second semester of 2010 there were 723 people with Hemophilia in Portugal, which means that it is a minimum percentage of the entire population of the country. In this disease, there is an absence or deficiency of one of the coagulation factors and according to Seely, R et alii (2001), there are thirteen coagulation factors and those missing in hemophilia are VIII and IX. For nurses to respond with competence and to be an asset, in the context of health staff, either in the prevention area or in the care area, it´s essential to pay more attention to the holistic education of nursing students. Thus, it seemed appropriate to develop this study in order to identify students „knowledge of the 3rd year Graduate of Nursing at the University Fernando Pessoa on Hemophilia. From this perspective, there arose a research question for this study: "What knowledge have students of 3rd year Graduate of Nursing at the University Fernando Pessoa on Hemophilia?”. It is a quantitative-exploratory study, which used as a tool for data collection, a questionnaire, that was done at University Fernando Pessoa. The target population consists of students from 3rd year Graduate of Nursing and the sample is made up of 25 students of the population mentioned above. The main conclusion of this study is that the students of 3rd year of Nursing Degree at University Fernando Pessoa, have some knowledge in relation to hemophilia, but is denoted a lack of knowledge in relation to coagulation factors and osteoarticular complications/diseases. So, after the study, we found the following fact: The realization of clinical placements with the opportunity to care for a person with Hemophilia influences students‟ knowledge of the 3rd year Graduate of Nursing at University Fernando Pessoa. Thus, we note that it is extremely important to know the symptoms of hemophilia, as well as the diagnosis is made, what is the treatment and complications inherent to this disease. It also has great importance, the precautions that can be taken, prophylaxis and practice of sport with Hemophilia. All this knowledge makes the nurse an active element of the multidisciplinary team, involving the person with hemophilia who required treatment.
Descrição: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem
URI: http://hdl.handle.net/10284/2762
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