Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2761
Título: Comunicação dos alunos do 3º Ano da Licenciatura de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa com o Doente Afásico
Autor: Ângera, Diana Silva
Orientador: Santos, José Manuel dos
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: O processo comunicacional é frequentemente condicionado por inúmeros factores, sendo a afasia uma limitação ou mesmo uma barreira à comunicação eficaz. Quando se contacta com doentes com afasia é frequente o surgimento de dúvidas e incertezas no que se refere à forma mais adequada de comunicar e às estratégias que mais se adequam a cada doente, de acordo com cada tipo de afasia. A comunicação com o doente com afasia é um desafio constante, no entanto, quando se alcança o sucesso no processo comunicativo, a “recompensa” é incalculável. Os objectivos desta investigação foram descrever a forma como os alunos do 3º ano da Licenciatura de Enfermagem na UFP do Porto comunicam com o doente afásico, identificar as estratégias a que recorrem, as dificuldades sentidas nessa mesma comunicação e os conhecimentos que possuem sobre as características dos diferentes tipos de afasia. Para a realização desta mesma investigação recorreu-se a um estudo descritivo - exploratório, de abordagem quantitativa, tendo sido escolhido como instrumento de colheita de dados o questionário, o qual foi aplicado a uma amostra 29 alunos do 3º ano da Licenciatura em Enfermagem da UFP do Porto. De acordo com os resultados obtidos, apesar de os alunos possuírem conhecimentos sobre as características presentes em cada tipo de afasia e de identificarem algumas das estratégias de comunicação possíveis de serem utilizadas na comunicação com o doente afásico, estes referiram sentir alguma dificuldade durante o processo comunicacional e revelaram nem sempre se sentirem preparados para cuidar do doente com afasia. The communication process is subject to various factors, and the Aphasia is a limitation to effective communication. When communicating with patients with aphasia, there are doubts and uncertainties regarding the most appropriate way to communicate and the strategies that best suit each patient according to each type of aphasia. Communication with the patient with aphasia is a constant challenge, however, when success is achieved in the communicative process, the "reward" is incalculable. The objectives of this research were to describe how the students of 3rd year of Bachelor of Nursing at UFP communicate with the aphasic patients, to identify the strategies they use, their difficulties and the knowledge they have about the characteristics of different types of aphasia. It is a quantitative, descriptive and exploratory study, and was chosen the questionnaire as instrument of data collection, which was applied to a sample of 29 students. According to the results, although the students have knowledge about the characteristics presents in each type of aphasia and identifying some possible communication strategies to be used for communication with the aphasic patients, they reported feeling some difficulty during the communication process and revealed not always feel prepared to care for the patient with aphasia.
Descrição: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2761
Aparece nas colecções:ESS (DCETS) - Outros Trabalhos Académicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
T_18746.pdf602,5 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.