Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2759
Título: Factores que contribuem para aumentar o nível de stress nos alunos
Autor: Maio, João Miguel Ferreira
Orientador: Abreu, Maria José
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: O presente trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Projecto de Graduação e Integração Profissional, inserida no 2º Semestre do 4º Ano, e constitui um requisito para a conclusão do Curso de Licenciatura em Enfermagem na Universidade Fernando Pessoa. A área temática primordial deste Projecto de Investigação é os “ Factores que contribuem para aumentar o nível de stress nos alunos do Curso de Licenciatura em Enfermagem e tem como objectivo saber quais os factores que contribuem para aumentar o nível de stress nos alunos do 4º ano da Licenciatura de Enfermagem. Quando uma resposta de stress se desencadeia no organismo do ser humano, existem alterações, a nível biológico, no funcionamento dos sistemas nervoso vegetativo, endócrino e imunitário. Deste modo, dá origem a um grande número de variações metabólicas, alterando funções biológicas fundamentais e tornando o organismo mais vulnerável às infecções. A situação torna-se mais grave quanto mais prolongada e intensa for a exposição ao stress. Para além das alterações biológicas, há ainda que ter em conta as importantes alterações que ocorrem a nível psicológico e a nível do comportamento observável. Trata-se, de um estudo de natureza exploratório, descritivo, transversal, quantitativo/qualitativo, sendo a amostra constituída por 21 alunos do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem. É utilizado para colheita de dados um questionário composto por perguntas abertas, fechadas e mistas, e uma adaptação do questionário aplicado por Alfredo Lourenço num estudo intitulado “Factores de stress nos Estudantes de Enfermagem” aplicado aos alunos do CLE, que no momento da colheita de dados se encontram em seminário. Os resultados indicam que a prática clínica que causou maior stress aos alunos foi o ensino clínico de Enfermagem Médico – Cirúrgica, respectivamente com 33% e Integração Profissional, 24%. Verifica-se que as unidades curriculares que mais contribuíram para a sustentação da prática clínica são Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem e Médico - Cirúrgica, respectivamente com 19% e Enfermagem de Urgência e Emergência e Enfermagem Médico – Cirúrgica. Observou-se que 52% dos alunos têm algumas expectativas sobre o mercado de trabalho. E que 100% dos alunos consideram que o orientador/auxiliar pedagógico pode contribuir para as situações de stress na prática clínica. São consideradas pelos elementos da amostra “Muito” ou “Muitíssimo” stressantes as seguintes situações: “Picar-se com uma agulha infectada”; “Receio de errar”; “Deparar-se com alguma situação sem saber o que fazer”; “Estar perante uma situação de emergência”; “Dar más notícias”; “Não se sentir integrado na equipa de enfermagem”; “A importância da sua responsabilidade no cuidado do utente/doente”; “Trabalhar com doentes/utentes agressivos”;“A sobrecarga de trabalho”;“O doente/utente o trata mal e não o respeita”; “A relação com os profissionais de saúde”. This work was performed within the course of Project Graduation and Professional Integration, inserted in the second semester of 4th year, and is a prerequisite for the completion of the Degree Course in Nursing at the University Fernando Pessoa. The primary subject of this research project is the "Factors that contribute to the increasing of stress level in students of the Degree in Nursing and has the objective to know which factors contribute to the increase level of stress in students of 4th year Bachelor of Nursing. When a stress response is triggered in the human body, there are changes, the biological level, the functioning of the vegetative nervous system, endocrine and immune systems. Thus gives rise to a large number of metabolic changes by altering fundamental biological functions and making the body more vulnerable to infections. The situation becomes more serious as more prolonged and intense the exposure to stress. In addition to biological changes, there are also changes that occur at a psychological level and the level of observable behavior that has to be taken into account.. This is an exploratory study, descriptive, cross-sectional quantitative / qualitative and the sample consists of 21 students of 4th year Bachelor of Nursing. A questionnaire was used for data collection consisting with open, closed and mixed, questions and an adaptation of the questionnaire by Alfredo Lorenzo in a paper titled "Factors of stress in nursing students' applied to students of the CLE, in a seminary. The results indicate that the clinical practice that caused more stress for students was Medical - Surgical, with respectively 33% and Professional Integration, 24%. It appears that the courses that contributed most to support clinical practice and procedures are Fundamentals of Nursing and Medical - Surgical, with respectively 19% and Emergency Nursing and Emergency Nursing and Medical - Surgical. It was observed that 52% of students have some expectations about the job market. 100% of students think that the supervisor / teaching aid can contribute to stressful situations in clinical practice. The following situations are considered “Very” or “Very much” stressful by the elements of the sample: "Working with an infected needle"; "I'm afraid of making mistakes"; "To be faced with a situation without knowing what to do"; "Being before an emergency situation"; " Giving bad news"; "Do not feel integrated in the nursing team”; "The importance of their responsibility in caring for the client/patient"; “Working with patients/clients aggressive"; "Work overload"; "The patient/user is the evil and does not respect"; "The relationship with health professionals".
Descrição: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Enfermagem
URI: http://hdl.handle.net/10284/2759
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