Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2758
Título: Árvore
Outros títulos: conhecimento e unidade
visão interdisciplinar entre arte e ciência
Autor: Vieira, Maria Adelina Martins
Orientador: Torres, Rui
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: A concepção deste projeto tem como objectivo fundamental avaliar e refletir sobre a relação entre arte e ciência, através de uma leitura analógica capaz de traduzir as aproximações e os distanciamentos dos discursos de cada um destes saberes. A tese pretende, ainda, constituir-se como um projeto cuja base teórica tem como suporte transversal um modelo interdisciplinar. Dado o carácter intemporal do tema, fizemos uma (re)leitura do percurso do Saber assente numa perspectiva diacrónica, uma vez que a ciência contemporânea redescobre e progride a partir da reavaliação do conhecimento Antigo. Para tal, elegemos a árvore como metáfora do conhecimento enquanto unidade. Com o intuito de verificar a razão por que a árvore é considerada, desde os primórdios, o axis-mundi congregador da vida mítico-simbólica do homem e do cosmos, procedemos a uma desconstrução das suas partes constituintes, atribuindo um capítulo a cada uma delas. Sob o ponto de vista estrutural, portanto, este projeto tem como suporte um modelo de natureza arborescente, alicerçado numa análise que se estende da semente ao fruto. O recurso à metáfora epistemológica justifica-se pela visão de um Saber/sciencia encarado como consilience. A metodologia apoia-se numa avaliação crítica e num estudo comparado de textos provenientes do universo das artes e das ciências que comprovam, pelas analogias encontradas, a urgência de um novo paradigma centrado na unidade do conhecimento. Tendo como linha transversal um diálogo interdisciplinar entre arte e ciência, decidimos organizar o estudo em duas partes. A primeira constitui-se como o edifício de sustentação teórica, na qual desenvolvemos uma reflexão sobre o objecto, a teoria e o método que servem de explicação sobre as relações possíveis entre o discurso artístico e científico. A segunda parte tem como pedra angular a metáfora epistemológica da árvore, através da qual se procede a desconstrução estético-literária dos elementos constituintes do grande corpo da árvore. Os capítulos estão incluídos em momentos a que atribuímos a denominação simbólico de “ Do Ponto”, “Da linha” e “Do Círculo”. No primeiro, tendo o ponto como símbolo da origem, refletimos sobre o poder inicial do movimento criador e o fim de todas as coisas, considerando a palavra, o signo e o átomo como razões seminais. No segundo, procuramos refletir sobre a árvore como o meio de reduzir o múltiplo à unidade, como síntese das linhas opostas entre o contínuo e o descontínuo. O tronco da árvore é encarado o arquétipo de um progresso ordenado, o movimento dinâmico de tudo, o tradutor do processo evolutivo do ente pela poder da e da linguagem. No terceiro como objectivo demonstrar a nossa intenção de fazer deste projeto um todo coerente em que cada uma das partes constituintes remetem circularmente entre si, desde a semente como origem, “o ponto” essencial, elemento que na sua expansão arborescente tende para um renascer, fechando-se num movimento circular, num Todo unificador das partes: da semente ao fruto. Este projeto ocupa-se, em síntese do estudo interdisciplinar da unidade do conhecimento encarado como a lei Um. La conception de ce project a comme but fundamental évaluer et réfléchir sur le rapport entre l’art et la science, par une lecture analogique étand capable de traduire les points de proximité et d’éloignement des discours de chacune de ces expressions du savoir. Cette thèse essaie encore de se constituer comme un projet don’t la base théorique repose transversalement sur um modèle interdisciplinaire. Étant donné le caractere intemporel du thème en étude, on a dû faire une lecture du parcours du Savoir suivant une perspective diachronique, puisque la science contempotaine redécouvre et fait un nouveau chemin a partir de la révaluation du savoir Ancien. Pour autant, on a élu l’arbre comme méthafore de la connaissance en tant qu’unité. Dans le but de verifier la raison pour laquelle l’arbre est considiré, depuis longtemps, comme axis-mundi unifiant la vie mytho-symbolique de l’être humain et du cosmos, on a procédé á une deconstruction des ses parties constituantes, en atribuant un chapitre a chacune d’elles. Sous le point de vue structural, ce project est supporté sur un modèle de nature arborescente, se dévoilant sur une procédée analythique depuis la semence jusq’au fruit. Le recours à une méthafore epistémologique se justifie donc par cette vision d’un Savoir/science qui est envisage au project en tant que conscilience. La méthodologie adoptee s’ ést affernie sur une evaluation critique et le recours à une etude compare entre texts artistiques et scientiphiques qui puissant faire prevue de l’ urgence d’un nouveau paradigm centé sur l’unité de la connaissance, tenant compte toujours de ses traces identitaires. Ayant, donc, comme point de support ce dialogue interdisciplinaire entre art et science,on a decide d’ organizer dette these en deux parties structurales. La prmiére qui se present comme l’ edifice théorique, dans lequel on a développé une réfléxion sur l’ object, la théorie et la method qui appuient les rapports possible entre les discours artistique et scientiphique. La deuxiéme qui a comme pierre de refend la métaphore episthémologique de l’arbre, dans laquelle on a procédé a la déconstruction estéthico-littéraire des éléments constituants du grand corps de l’arbre. Les chapitres sont organisés en trois parties de domination symbolique. Le premier, “Du point”, symbole de l’ origine, désigne le pouvoir du movement créateur et la fin de toute réalité. À ce moment c’est faite une evaluation herméneutique sur le mot, le signe et l’ athome envisages en tant que raisons séminales, Le deuxiéme, “De ligne”, on réflechit sur l’ arbre comme element qui à le pouvoir de réduire le multiple en unite, comme synthèse des lignes opposes entre le continu et le discontinue. Le troisième , “Du cercle”, on fait prevue de notre intention de transformer ce projet en un coherent où chacune des parties constituants renvoie l’ une à l’ autre, dans un movement circulaire se fermant et s’ ouvrant, constamment, dans un Tou unifiant des parties: de la semence au fruit et vice-versa. Ce projet, s’ occupe, en synthése, de l’ etude interdisciplinaire de l’unité de la connaissance entendu comme loi de l’ Un. The goal of this project is to evaluate the relationship between art and science by means of analogue readings capable of translating the approaches and departures from each of these discourses of Knowledge. The thesis intends to establish itself as a project whose theoretical basis is supported by an interdisciplinary model. Given the timeless character of the theme, we decided to make a (re) reading of this path of Knowledge based on a diachronic perspective, since contemporary science rediscovers and progresses from the reassessment of older Knowledge. To this end, we chose the tree as a metaphor of Knowledge and unity. In order to determinate why tree in considered as the axis-mundi of the mythical and symbolic life of man and the cosmos, we undertook a deconstruction of its constituent parts, assigning a chapter to each of its parts. As such, this project is also supported by an arborescent model of nature, based on an analysis that extends from seed to fruit. The use of this metaphor is justified by the epistemological view of Knowledge as consiliense. The methodology is based on a critical assessment and a comparative study of texts from the word of the arts and science which show, by means of analogies, the urgency of a new paradigm centered on the unity of Knowledge. With this interdisciplinary dialogue between art and science in mind, we decided to organize this study in two parts. The first part represents the theoretical underpinning of the building in which we develop a reflection on the subject, theory and method that serve as a possible explanation of the relationship between artistic and scientific discourses. The second part has its cornerstone the epistemological metaphor of the tree, through which it carries out the aesthetic-literary deconstruction of elements of the great body of the tree. The chapters which are included in these moments were given the symbolic name of “The Point”, “The Line” and “The Circle”. In the first, as a symbol of the origin, we reflect on the power of the initial creative movement, considering the word, the sign and the atom as seminal reasons. In the second, we reflect on the tree as a means of reducing the multiple to the unit, as a synthesis of opposing lines between the continuous and discontinuous. The trunk of the tree is regarded as the archetype of an orderly progress, the dynamic movement of all, the translator of the evolutionary process of the entity and the power of language. In the third chapter we aim to demonstrate our intention to make this project a coherent whole in which each of its constituent parts circularly refer to each other as long as the seed source, the “point”, essential element in the expansion of the tree structure, tends to a revival, closing in a circular motion, which connects the parts into a unified whole: from seed to fruit. This project is concerned, in short, with interdisciplinary study of the unity of Knowledge regarded as the law of the One.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialização em Sociologia.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2758
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