Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2754
Título: Les possibilités formatrices de la trilogie manque / quête / relation à l'Essentiel
Outros títulos: enquête auprès d’experts, en formation d’eux-mêmes au contact du Sensible
Autor: Menon, Françoise
Orientador: Humpich, Jean-Marc
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: Ce mémoire est une réflexion autour des caractéristiques d’une relation à l’Essentiel et des processus formateurs qui s’y rapportent pour des sujets en formation d’eux-mêmes au contact du Sensible. L’exploration de cette relation et de ses possibilités formatrices est réalisée sous un angle particulier : quand l’Essentiel manque, quand l’Essentiel met en quête et quand il est présent. La partie théorique situe en premier lieu le contexte de cette recherche, à savoir les possibilités formatrices propres à l’homme et les spécificités de cette formativité en somatopsychopédagogie. Puis elle aborde les trois notions de manque, quête et Essentiel dans une dynamique multidisciplinaire. C’est par une enquête à partir d’entretiens compréhensifs auprès de trois personnes « expertes » du Sensible que l’analyse qualitative est menée, aboutissant à la construction d’un récit phénoménologique pour chacune d’elle, qui sert de base à une discussion cas par cas, puis à un mouvement herméneutique transversal. Les résultats de ce mémoire montrent cette trilogie manque/quête/relation à l’Essentiel comme incontournable dans la mise en route et la formation de soi comme sujet en voie de devenir Sensible. Esta tese é uma reflexão sobre as características de uma relação com o Essencial e os processos formadores relacionados com os sujeitos eles próprios em formação em contacto com o Sensível. A exploração desta relação e das suas potencialidades formativas é feita de um ângulo particular: quando o Essential está ausente, quando o Essencial está em busca e quando o Essencial está presente. A parte teórica representa o contexto principal desta pesquisa, ou seja, as possibilidades de formação adequada para o homem e as especificidades desta formatividade em somato-psicopedagogia. Posteriormente, ela aborda as três noções de falta, busca e Essencial numa dinâmica multidisciplinar. É através de um estudo baseado em entrevistas compreensivas com três profissionais “especialistas” do Sensível que a análise qualitativa é realizada, culminando na construção de uma narrativa fenomenológica para cada uma das análises, que é a base para uma discussão caso a caso, seguida por um movimento hermenêutico transversal. Os resultados deste trabalho mostram esta trilogia ausência / busca /relação ao Essencial como sendo incontornável no processo de formação de si, de como um sujeito que se torna Sensível.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2754
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM_22693.pdf4,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.