Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2751
Título: Maus-Tratos e linguagem
Outros títulos: estudo realizado com crianças em idade pré-escolar
Autor: Sousa, Mário Pedro de Queiroz e
Orientador: Rocha, Joana
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: A relevância deste estudo prende-se com o aumento da prevalência de maus-tratos a crianças, com consequências ao nível desenvolvimento da linguagem. (Westby, 2007) A tipologia de risco negligência pode implicar um maior comprometimento. Allen e Olivier, 1982) Neste sentido, avaliamos a linguagem. O estudo consistiu na utilização de um instrumento de avaliação TALC. (Sua-Kay e Tavares, 2010) Aplicámos aos 37 participantes o instrumento, calculando as correlações entre os resultados recolhidos num só momento, para os grupos 1) e 2), respectivamente: crianças com processo de promoção e protecção em CPCJ e sem processo, assim como, para os grupos: 3) e 4) respectivamente crianças com processo de promoção e protecção em CPCJ – Tipologia de Risco – Negligência e Abuso Emocional/Psicológico. Concluímos que as vítimas de maus-tratos, apresentam resultados inferiores do ponto de visto da linguagem - compreensão e expressão, concluindo-se igualmente de acordo com os resultados, que as crianças negligenciadas apresentam resultados inferiores ao nível da linguagem - expressão. The relevance of this study it’s related with the increase of prevalence of child maltreatment, with consequences on the language development. (Westby, 2007) The neglect typology, can promote a larger commitment. (Allen e Olivier, 1982) Thus, we use an assessment tool – TALC. (Sua-Kay e Tavares, 2010) The instrument was used in 37 subjects, and the correlations between the results of the groups 1) and 2), respectively: child with protection and promotion process in CPCJ and without process, has, the groups: 3) and 4) respectively: child with protection and promotion process in CPCJ – neglected and emotionally/psychologically abused. We have found that the victims of child maltreatment, shows worst results in language assessment – comprehension and expression, we also found that neglected children shows worst results on language assessment – expression.
Descrição: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Terapêutica da Fala
URI: http://hdl.handle.net/10284/2751
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