Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2717
Título: Conhecimentos dos alunos dos 2º, 3º e 4º anos de Enfermagem sobre SBV
Outros títulos: estudo numa amostra de estudantes da Universidade Fernando Pessoa
Autor: Couto, Paulo Ricardo
Orientador: Santos, José Manuel dos
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: A Paragem Cárdio-Respiratória por doença cardíaca isquémica é a principal causa de mortalidade no mundo; ocorre de forma imprevisível não escolhendo hora, local ou pessoa. A cadeia de sobrevivência é a base para a prestação do socorro. É importante que o indivíduo que assiste a esta situação consiga compreender a necessidade de chamar ajuda imediata e, no caso de possuir conhecimentos, iniciar precocemente manobras de Suporte Básico de Vida. Neste sentido, com o presente estudo pretendeu-se determinar os “Conhecimentos dos alunos dos 2º, 3º e 4º anos enfermagem da U.F.P sobre SBV”, com o intuito de dar resposta a alguns objectivos, entre eles: saber se os alunos conhecem as manobras essenciais e suas sequências a ser realizado no âmbito do Suporte Básico de Vida em adultos; saber se alguns alunos tiveram que, em situações particulares ou de ensino clínico durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, de colocar em prática os conhecimentos de Suporte Básico de Vida; e saber se há diferenças nos conhecimentos dos alunos de enfermagem sobre as medidas essenciais a ser realizadas no âmbito do Suporte Básico de Vida em adultos em função do ano do curso que frequentam. A metodologia utilizada teve um carácter descritivo-correlacional, inserido numa abordagem quantitativa e transversal. A amostra foi constituída por 60 alunos de enfermagem (20 de cada ano), tendo sido utilizado como instrumento de colheita de dados um questionário, constituído por questões fechadas. Conclui-se, entre outros aspectos, que os alunos dos 2º, 3º e 4º anos de enfermagem da Universidade Fernando Pessoa do Porto possuem conhecimentos teóricos suficientes de SBV em adultos. A cardiac arrest is the leading cause of mortality worldwide, occur unpredictably not choosing time, place or person, the chain of survival is the basis for the provision of care. It is important that the person who watches this can understand the need to call for help immediately and in the case of having knowledge, start early maneuvers Basic Life Support. In this sense, the present study aimed to determine the "knowledge of students in 2nd, 3rd and 4th year nursing UFP on BLS," in order to meet the following objectives: Determine if students know the maneuvers essential and their sequences to be carried out under the Basic Life Support for adults; Whether some students had to, in particular situations or clinical teaching at the frequency of the degree course in nursing, to put into practice the knowledge of Basic Life Support; Whether there are differences in knowledge of nursing students on essential measures to be undertaken under the Basic Life Support for adults depending on the year of attending, among others; The methodology used was descriptive and correlational in nature, included in a quantitative approach and cross. The sample consisted of 60 nursing students (20 of each year), which was used as an instrument of data collection the questionnaire consisting of closed questions, it was concluded that students of the 2nd, 3rd and 4th year nursing University Fernando Pessoa in Porto, sufficient theoretical knowledge of CPR in adults.
Descrição: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Enfermagem
URI: http://hdl.handle.net/10284/2717
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