Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2672
Título: Factores geradores de stresse em estágio
Outros títulos: opinião dos alunos do 4º ano do CLE da UFP
Autor: Rodrigues, Teresa Alexandra Melo
Orientador: Santos, José Manuel dos
Palavras-chave: Enfermagem
Estágio
Aluno
Factores Stressantes
Nursing
Clinical Teaching
Student
Stress Causers
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: Com o decorrer dos estágios são várias as situações potencialmente stressantes e que afectam de algum modo o desempenho dos estudantes de enfermagem. O stresse vivenciado é um tema pertinente, que leva á necessidade de identificação dos factores indutores desse stresse e que poderão contribuir para uma capacitação dos estudantes no sentido de um melhor desenvolvimento. Tal verifica-se não só ao logo do percurso académico mas sobretudo nos estágios de enfermagem. A partir da problemática dos factores geradores de stresse em estágio, fez-se um estudo transversal, exploratório e descritivo com o objectivo de identificar esses mesmos factores. O instrumento de colheita de dados utilizado neste estudo foi o questionário KEZKAK, versão Portuguesa validada, aplicado na Universidade Fernando Pessoa a uma amostra de 29 alunos. Das questões colocadas aos alunos obteve-se em termos percentuais as situações mais potenciadoras de stresse que agrupadas levaram aos factores indutores de stresse. Para o tratamento de estatístico foi utilizado o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 18.0 para ambiente Windows. Foi criada uma base de dados e informatizados os mesmos. Os resultados deste estudo indicam que as situações percebidas como geradoras de maior stresse são: “Fazer mal o meu trabalho e prejudicar o doente/utente”, “Confundir a medicação”; “Causar dano físico ao doente/utente”; “Receio de errar” e “Picar-se com uma agulha infectada”. Os factores mais stressantes identificados foram: “Falta de competência” e “Ser magoado na relação como o doente/utente”. During the nursing graduation course (NGC), in general, but particularly during the clinical teaching, there are potentially stressing situations that somehow affect the performance of nursing students. The stress experienced is highly relevant and determines the need for identification of factors inducing that stress and which may contribute to a better enabling of students for an improved performance. Considering the problematic of stress inducing factors during clinical teaching, a transverse, exploratory and descriptive study was carried out in order to identify those factors. The data collected throughout the study was done using the KESKAK questionnaire, approved Portuguese version, applied within Universidade Fernando Pessoa to a sample of 29 students. The questions posed to the students allowed concluding, in a representative way, which situations are most stressing. The categorization of these situations, in turn, enabled the identification of stress inducing factors. For statistical handling, the software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), v18.0 Windows, was adopted. All data collected was inserted in a digital data base. Study outcomes indicate the most potentially stressing situations are: “Not performing as expected and harm the patient”, “Mix up medication”; “Cause physical damage on the patient”; “Fear of making mistakes” and ”Getting a stick injury by an infected needle”. The most stressing factors were: “Lack of competence” and “Get hurt in the relationship with the patient”.
Descrição: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem
URI: http://hdl.handle.net/10284/2672
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