Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2671
Título: Opinião dos alunos do 4º ano acerca da integração da Medicina Tradicional Chinesa no plano curricular do curso de Licenciatura em Enfermagem
Autor: Santos, Tânia da Silva
Orientador: Rodrigues, Júlia
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: Foi realizado um estudo no âmbito do projecto de graduação com o tema “Opinião dos alunos do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem acerca da integração da Medicina Tradicional Chinesa no plano curricular do curso de Licenciatura em Enfermagem”, tendo como objectivos saber se os alunos conhecem as Terapias Não-Convencionais, nomeadamente, a Medicina Tradicional Chinesa; identificar quais as técnicas de M.T.C. que os alunos conhecem; perceber qual a posição dos alunos sobre a possível formação sobre Terapias Não-Convencionais no plano curricular da Licenciatura em Enfermagem e saber qual a opinião dos alunos sobre a integração das técnicas de M.T.C. nas intervenções de Enfermagem. Optou-se por um estudo descritivo, exploratório, transversal de abordagem quantitativa e qualitativa, numa amostra de 60 alunos do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da U.F.P. – Porto, a quem foi aplicado um questionário em meados de Junho de 2011. Concluímos que a maioria dos alunos conhece a M.T.C. e concorda com a sua integração na prática da Enfermagem, bem como concorda com a formação nesta área dentro do plano curricular do curso. This study has been conducted under the graduation project with the theme “The 4º grade nursing student’s opinion about including Traditional Chinese Medicinal in the curricular plane of the Nursing degree. These project has objectives has knowing if the students knows this non-conventional therapies, like the Traditional Chinese Medicine, identifying whose techniques they know, and understand what are the position of the students about the formation in non-conventional therapies in the Nursing degree. In last, see what opinion they have about the integration of Traditional Chinese Medicine in nursing cares. We choose a descriptive, exploratory, cross-sectional, quantitative and qualitative study. We have a sample of 60 students that is frequenting the fourth grade of the nursing degree of Fernando Pessoa University – Porto, who answered in about June of 2011. We concluded that the most of the students knows about Traditional Chinese medicine and agrees with their integration in the nursing practice. They agrees, too, with the formation in this area inside the curricular plane of nursing course.
Descrição: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem
URI: http://hdl.handle.net/10284/2671
Aparece nas colecções:ESS (DCETS) - Outros Trabalhos Académicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
T_18020.pdf498,34 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.