Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2578
Título: Biblioteca escolar
Outros títulos: estratégias, recursos e visibilidade interna
Autor: Soares, Maria Alice Mendes
Orientador: Freitas, Judite A. Gonçalves de
Regedor, António
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Unidades de informação
Literacias
Professor bibliotecário
Marketing mix
Recursos
Estratégias
Visibilidade
School library
Units of information
Literacy
Resources
Marketing mix
Resources
Strategies
Visibility
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: Centro promotor de saberes, divulgação e disseminação da informação, a Biblioteca Escolar, também denominada de Unidade de Informação, desempenha um papel fundamental no crescimento cognitivo da população escolar. Ao facultar aos seus utilizadores inúmeras possibilidades de descoberta do conhecimento com a oferta de recursos que vão desde o papel impresso ao digital, aos recursos audiovisuais, tecnológicos e humanos, a biblioteca contribui de modo inequívoco para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das literacias dos utentes. No entanto, até hoje, pensamos que o seu papel está subaproveitado uma vez que a procura e utilização das suas instalações, do seu acervo e das suas potencialidades é pouco utilizada no processo ensino-aprendizagem. Urge repensar a sua funcionalidade e adoptar estratégias eficazes no sentido de promover e dinamizar as suas práticas, sensibilizados que devem estar todos os elementos da comunidade educativa para a sua importância, mormente os professores-bibliotecários. Pensamos que as técnicas de marketing mix se afiguram válidas na melhoria da qualidade e aumento da procura dos seus produtos e serviços pelos utilizadores. Na relação estabelecida entre a Biblioteca enquanto espaço dinâmico de conhecimento e consolidação da aprendizagens, e a Escola deve, do nosso ponto de vista, ter uma importâncias crucial a difusão dos produtos, serviços e bens que a biblioteca faculta aos membros da comunidade educativa. Centre promoter of knowledge, broadcast and dissemination of information, the School Library, also named Information Unit, plays a decisive role in the cognitive growth of the school population. By providing its users innumerous possibilities of knowledge search through the offer of resources like paper printing, digital access, human, technological and audiovisual appliances, the library contributes unequivocally to the development and excellence of the users‟ literacy. However, up to today, we believe its role is under-used as its demand and resource utilization, the profit of its heap and potentialities is hardly used in the teaching-learning process. It is vital to rethink its functionality and adopt effective strategies to promote and stimulate its practises, as all members of the educational community must be aware of its importance, particularly the Librarian Teacher. We consider the marketing mix techniques to be suitable to the quality enhancement and the increase of the demand of its products and services. We believe that the promotion of products, services and goods available that the library provides to all members of the educational community plays a vital role in the relationship established between the School and the Library, being the late a dynamic site promoter of knowledge and learning consolidation.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e Documentação.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2578
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_22614.pdf1,57 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.