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Título: A Tipografia e sua aplicabilidade no Outdoor publicitário
Autor: Morais, Gabriel António Oliveira
Orientador: Mesquita, Francisco
Palavras-chave: Tipografia
Publicidade
Outdoor
Publicidade Exterior
Comunicação Visual
Typography
Advertising
Outdoor advertising
Billboard
Visual Communication
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: O mundo vive, cada vez mais, da importância da informação e, desde sempre, o Homem procurou comunicar e partilhar os seus pensamentos, ideias, necessidades e emoções. Com o surgimento da escrita novos horizontes foram encontrados, visto que despontou a possibilidade de registar e perpetuar o conhecimento, em distintas áreas, por sucessivas gerações e contribuir, consecutivamente, para a evolução das sociedades, tais como as conhecemos actualmente. Ao percorrermos os espaços citadinos deparamo-nos com uma forte presença de tradições e desenvolvimentos que são produto das gerações que os foram delineando. Como processo activo em que se inserem, as cidades estão em constante mutação e pelo fluxo humano e comercial que geram são inúmeras as publicidades presentes que têm o desígnio de encaminhar um grande número de pessoas para uma determinada acção. O Outdoor não foge a este esquema comunicativo. Este meio procura atingir o maior número de pessoas possível de uma forma rápida e consistente. Para que isto seja concretizado tem de ser dotado de elementos visuais que quando conjugados resultem em composições gráficas bem construídas, com mensagens claras e simples e nas quais o espectador reúna interesse. A Tipografia é um desses componentes visuais que possibilita uma melhor compreensão da mensagem visual, assim como a leitura se torna mais agradável do ponto de vista estético. Como elemento gráfico da Comunicação, a Tipografia exprime-se na forma e organização visual da escrita possibilitando uma activa e eficaz transmissão de mensagens nos seus afectos suportes, quando bem aplicada e idealizada. Provida por uma excelente riqueza e personalização dos seus elementos ajuda-nos a compreender o mundo através da sua função estética e informativa, tornando a Comunicação Visual legível e compreensível. Considerando a evidente relevância para a Comunicação dentro das sociedades, o objectivo deste estudo estabeleceu-se em entender a Tipografia e a sua aplicabilidade no contexto da Comunicação Visual publicitária, mais precisamente no Outdoor através de uma análise teórica e prática destes conceitos. The world lives, increasingly, of the importance of information and human beings have always sought to communicate and share their thoughts, ideas, needs and emotions. With the beginning of writing new horizons were found, emerged as the ability to record and perpetuate the knowledge of different areas by successive generations and contribute consecutively for the evolution of societies, as we know them today. When we walk in a particular city space, we are faced with a strong presence of traditions and developments that are the product of previous generations. As an active process in which they live, the cities are changing and the human and commercial flow that they produce, originates numerous advertisements that have a mission to route a large number of people for a specific action. The Billboard is no exception to this communicative scheme. This means tries to reach as many people as possible in a fast and consistent way. For this to be achieved must be provided with visual elements that when combined result in graphic compositions well built, with clear and simple messages and in which the viewer gathers interest. Typography is one of those visual components which allow a better understanding of the visual message, as well as the reading becomes more pleasing aesthetically. As a graphic communication, Typography expresses itself in the form and visual organization of written providing an active and effective transmission of messages in their assigned media, when properly applied and idealized. Provided by a great richness and personalization of its elements helps us understand the world through their aesthetic and informative function, making visual communication readable and understandable. Given the obvious relevance for communication within societies, the objective of this study was established to understand Typography and its current applicability in the context of Visual Communication advertising, more precisely on the Billboard by a theoretical and practice analysis of these concepts.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Tecnologias da Comunicação.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2540
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

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