Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/248
Título: A estratégia empresarial no planeamento logístico
Outros títulos: simulação através de modelo
Autor: Rodrigues, Hugo Leandro Costa
Palavras-chave: Cadeias Logísticas
Estratégia Empresarial
Teoria das Restrições
Data de Defesa: 2005
Editora: [s.n.]
Resumo: Dada a necessidade empresarial de se possuir competitividade é proposto neste trabalho encontrar uma ferramenta de optimização operacional, que permita obter essa competitividade, no caso, a Teoria das Restrições – TOC, para a definição estrutural, e por consequência estratégica, de uma cadeia logística do estilo Supply Chain. Por conseguinte, será desenvolvido um método/modelo de optimização da cadeia logística que contemple dimensões estratégicas, logísticas e operacionais, consubstanciando os níveis institucionais, organizacionais e administrativos das empresas. Para alcançar este objectivo, torna-se necessário, verificar a possibilidade de associação de conceitos como cadeia logística e TOC, sendo esta, a hipótese central do trabalho. Esta hipótese foi verificada, já que a simulação do modelo mostra inequivocamente ganhos no resultado esperado. O significado desta afirmação é que tanto académicos como empresas que queiram utilizar a TOC para definir questões do planeamento e optimização estratégica de cadeias de fornecimento podem fazê-lo. According to the entrepreneurial´s need to have competitiveness, it is proposed in this work to find a tool of operational optimization, which permits to get that competitiveness, in this case, a Theory of Constrains – TOC, for a structural definition, and as a strategic consequence, of a logistics chain as a supply chain’s style. Therefore, it will be developed a method model of optimization of the logistics chain which contemplates strategic dimensions, logistics and operational, consolidating the institutional, organizational and administrative level of the enterprises. In order to achieve this aim, becomes necessary, to verify a possibility of concepts association as a logistics chain and TOC, being this, a hypothesis centre of work. This assumption was checked, as the simulation of this statement is that both academicians and enterprises that want to use TOC to define questions of planning and strategic optimization of supplying chains can do it.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais.
URI: http://hdl.handle.net/10284/248
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

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