Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2479
Título: A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional
Autor: Leal, Pedro Miguel Vieira
Orientador: Pimentão, Cristina
Palavras-chave: Formação Profissional
Avaliação da Formação
Transferência da Formação
Training in Organizations
Training Evaluation
Transfer of Training
Learning Transfer System Inventory (LTSI)
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: O objectivo deste estudo consistiu na análise de vários factores que influenciam o processo de transferência das aprendizagens do contexto formativo para o contexto de trabalho. No sentido de operacionalizar estes factores consideraram-se os construtos de transferência da formação da versão portuguesa do Learning Transfer System Inventory (Velada, 2007). Neste estudo, foram avaliadas três acções de formação em que participaram 40 colaboradores de uma empresa de segurança privada, sendo a maioria do sexo masculino. Os resultados encontrados mostraram que a transferência da formação neste contexto específico é, essencialmente, determinada por factores situacionais do ambiente de trabalho que permitiram explicar 38% da variabilidade da transferência. Em particular, a transferência estava relacionada, de forma positiva e significativa, com a percepção de resultados pessoais positivos na obtenção de recompensas e benefícios pela aplicação da formação no contexto de trabalho e com a dimensão cognitiva do factor sanções do supervisor no sentido em que não é percepcionado pelos indivíduos respostas negativas das chefias quanto à utilização das técnicas aprendidas na formação. The purpose of this study consisted in the analysis of various factors that influence the process of learning transfer from the learning context to the context of work. With the purpose of operating these factors, we considered the constructs of transfer of training from the Portuguese version of Learning Transfer System Inventory (Velada, 2007). In this study, we evaluated three professional development sessions in which 40 employees of a private security company (mainly male) participated. The results showed that the transfer of training in this specific context is mainly determined by situational factors of the work environment that allowed to explain 38% of the variability of the transfer. In particular, this transfer was related, in a positive and meaningful way, with the perception of positive personal results in the acquisition of rewards and benefits by the application of learning in the context of work and with the cognitive dimension of the sanction factor by the supervisor, as negative responses from supervisors are not perceived by individuals when they use new techniques learned in training.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações
URI: http://hdl.handle.net/10284/2479
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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