Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2447
Título: O livro didático
Outros títulos: participação e gestão educacional
Autor: Fraga, Catarina Fernandes de Oliveira
Orientador: Sequeira, Maria do Carmo Castelo Branco
Pereira, Severina Gomes
Palavras-chave: Participação
Gestão educacional
Livro didático
Educação
Ciências
Participation
Educational management
Educational book
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: No Brasil, por longos anos, apesar do sistema educacional envidar esforços para transformar a comprometida qualidade dos livros didáticos, essas ações têm sido pouco eficazes. Nesse contexto, esta pesquisa apresenta o seguinte problema: Como ocorre a participação na gestão educacional com os livros didáticos de Ciências, no ensino fundamental? Como objetivo geral, busca-se analisar a relação existente entre a gestão educacional brasileira, no nível do Ministério de Educação no Programa Nacional do Livro Didático e o livro texto de Ciências no ensino fundamental, com a finalidade de contribuir com subsídios para a transformação do quadro que ora se apresenta e maior participação da sociedade no processo de gestão educacional. O universo pesquisado abrange o Ministério de Educação e trinta escolas municipais, do ensino fundamental, da Secretaria de Educação da Cidade do Recife, estado de Pernambuco, região Nordeste do Brasil, em 2004 e 2010. No total, a população participante constitui-se de trinta gestores, sessenta professores de Ciências e quinhentos estudantes. Para o levantamento dos dados, trabalha-se com questionários e documentos, os quais são tratados numa abordagem qualitativa, sem desprezar os aspectos quantitativos, norteada pela análise de conteúdo, voltada à questão da participação. Conclui-se que a referida participação ocorre entre especialistas nas esferas hierárquicas superiores à escola e, timidamente, no seu interior. Essa participação necessita ser compreendida como processo de conquista contínuo, no qual o ator escolar precisa se comprometer, mesmo em situações desfavoráveis. Situações como as encontradas cadenciam ou excluem ações participativas com os livros e têm afastado determinados membros da comunidade escolar, tais como educandos, pais ou responsáveis e até mesmo profissionais da educação, como professores e diretores de escolas. Dessa forma, contrariam os objetivos educacionais e sociais. In Brazil, for long years, despite the educational system has tried hard to change the poor quality in educational books, these measures have been to no avail. In this context, this research brings out the following issue: How does the participation occur in the educational management with science educational books in the elementary and high school teaching? The main purpose is to try to analyze the connection between the Brazilian educational management, as to the level of the Ministry of Education in the National Program of the Educational Books and the science text book in the elementary and high school teaching, aiming to contribute with tools to transform this current scenario and have more effective participation of the society in the process of educational management. The field of study encompasses the Ministry of Education and thirty municipal schools, in the elementary grade, of the Secretariat of Education of Recife, in Pernambuco, northeastern area of Brazil, in 2004 and 2010. As a total, the population taking part consists of thirty managers, sixty science teachers and five hundred students. To collect data, documents and questionnaires are used, in which those analyzed using a qualitative approach, but also are considering the quantitative aspects, focusing on the analysis of the content, targeting the matter of participation. It can be concluded that the so-called participation takes place between specialists in hierarchical levels superior to school and, slightly, within it. This participation needs to be seen as a continuous process of conquest, in which the school actor must be involved, even in adverse situations. Such situations have slowed down or excluded participatory actions with the books and have kept certain members of the school community away, like students, parents or those in charge and even professionals from the educational field, such as teachers and school principals. Thus, they go against the educational and social purposes.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialização em Sociologia Educacional.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2447
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TD_19413.pdf1,75 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.