Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/243
Título: Mercado de semicondutores
Outros títulos: Identificação e sistematização das principais variáveis envolvidas
Autor: Alarcia Hernanz, Anselmo
Data de Defesa: 2004
Editora: [s.n.]
Resumo: Este estudo teve como objectivo a identificação e sistematização das variáveis que influenciam o comportamento do mercado de semicondutores e a construção de módulos matemáticos (simulações de comportamentos tipo) que sirvam de base para a criação de um modelo que permita modular este tipo de mercado. A motivação para a realização deste estudo surgiu da necessidade de dispor de uma ferramenta versátil e generalista que permitisse a simulação de cenários de mercado com base em certos pressupostos. O estudo foi essencialmente qualitativo-exploratório, tendo os dados sido obtidos através de entrevistas em profundidade, numa amostra por julgamento e na qual se escolheram sujeitos com experiência mínima e exposição à indústria de semicondutores de 6 anos, ocupando preferencialmente cargos de chefia de topo ou intermédia. Utilizou-se a técnica de mapeamento cognitivo para estruturar as variáveis identificadas, permitindo uma visualização gráfica que evidencia e facilita a percepção das relações entre as mesmas. De acordo com o mapa final obtido, construído com o software Decison Explorer, as variáveis identificadas foram agrupadas em seis conjuntos principais: “conjuntura económica”, “produção sem correspondência imediata no mercado”, “mercado de substituição ou upgrading ineficaz”, “lobbies e mecanismos ilícitos”, “insegurança: guerras e terrorismo” e “falta de concertação mundial”. Todas elas têm um elevado grau de interdependência entre si e vão de encontro à explicação pretendida do comportamento volátil, inconstante e cíclico deste mercado. Para a criação de um modelo com estas variáveis será necessário fazer a atribuição temporal de um (ou mais) comportamentos a cada uma delas, sendo o modelo final a resultante da sobreposição contemporânea das contribuições de cada uma das variáveis seleccionadas. Com base neste pressuposto desenvolveu-se um conjunto de quatro módulos matemáticos com o software Matlab, que dispõem de um interface com o utilizador de modo a introduzir os dados de entrada para gerar os diversos comportamentos tipo para as variáveis e, desta forma, modular o mercado.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais.
URI: http://hdl.handle.net/10284/243
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Não existem ficheiros associados a este registo.


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.