Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2324
Título: Fossos geracionais na aprendizagem escolar
Outros títulos: nativos digitais e imigrantes digitais
Autor: Cardina, Bruno
Francisco, Jerónimo
Reis, Pedro
Palavras-chave: Nativos e Imigrantes Digitais
Neuroplasticidade
Escola
Tecnologia
Data: 2011
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa. CECLICO - Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento
Citação: Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 4 (2011) 167-177.
Relatório da Série N.º: Cibertextualidades;4
Resumo: Este artigo incide sobre os fossos geracionais na aprendizagem escolar. Inicialmente, procurou-se fazer o enquadramento referente ao termo nativo digital para entender os principais aspetos da geração nascida após o surgimento e utilização da Internet de forma global. Verificou- -se que são pessoas “multitarefas” e ligadas à tecnologia e conectividade, contrastando com os imigrantes digitais, nascidos num período anterior e que procuram uma adaptação ao mundo tecnológico. Apresentamos também algumas reflexões acerca do uso de capacidades estratégicas destes alunos em tarefas recreativas. Abordaremos igualmente as alterações provocadas nos novos alunos, que graças aos meios tecnológicos e informacionais fizeram com que a instituição escola tenha que se adaptar a estes e de como esta mudança faz com que os professores tenham de alterar o tradicional ensino e os estimule a modificar os seus métodos como a construção de conteúdos pedagógicos na área das TIC sob a forma de objetos de aprendizagem, como uma nova forma de ensino ou complemento de ensino e uma maneira de incutir a autoaprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2324
ISSN: 1646-4435
Aparece nas colecções:Cibertextualidades - Nº 04

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
cibertxt_4_cardina_francisco_reis_pt.pdf129,68 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.