Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2295
Título: Transformação pessoal e profissional em contacto com a Psicopedagogia Perceptiva
Outros títulos: itinerário do movimento de transformação pessoal e da minha postura enquanto professora através da Psicopedagogia Perceptiva
Autor: Silva, Maria Clara Melo da
Orientador: Bois, Danis
Santos, Catarina
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: Este trabalho de investigação tem como objectivo pesquisar de que forma a transformação pessoal, ocorrida durante e após a formação em Psicopedagogia Perceptiva, iluminou e afectou a transformação da postura de uma professora. É, assim, um projecto que coloca em evidência a dimensão existencial da formação docente tendo como mediador o corpo – o Corpo Sensível. A recolha de dados deste projecto de investigação assenta num relato de investigação pessoal e profissional. A realização deste relato de cariz autobiográfico, a partir de uma escrita pósvivencial corporal e da Introspecção Sensorial, contém uma dimensão (trans)formadora em si e permitiu à autora uma investigação de cariz qualitativo sobre os dados que dele emergiram, em ordem a responder à questão que se propôs investigar. Cette recherche vise à explorer les effets de la transformation personnelle causés par la formation en Psychopédagogie Perceptive sur la transformation de la posture de l'enseignant. C'est donc, un projet qui vise à mettre en évidence la dimension existentielle de la formation des enseignants ayant comme médiateur le corps - le Corps Sensible. Le recueil de données de ce projet de recherche est basé sur un récit de recherche personnel et professionnelle. La réalisation de ce récit autobiographique, à partir d'une écriture post expérientielle à l'Introspection Sensorielle, contient en elle-même une dimension de (trans)formation. A partir de ces données, l'auteur a effectué une enquête de nature qualitative qui lui a permis de répondre à sa question de recherche.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2295
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_22826.pdf1,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.