Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2291
Título: Os hábitos de estudo em crianças e jovens institucionalizados
Autor: Esteves, Sandra Maria Guimarães
Orientador: Ramalho, Joaquim
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: Os hábitos de estudo são uma dimensão que representa um valor significativo no desenvolvimento das estratégias de aprendizagem que as crianças e jovens têm de desenvolver para ter sucesso escolar. As crianças e jovens institucionalizados são uma população muito particular por uma série de factores que apresentam e aos quais são na sua maioria alheios, mas que a dada altura da sua vida os conduziu a um centro de acolhimento, no qual podem residir por 6 meses ou até atingir a maioridade. Assim, dada a importância que a dimensão hábitos de estudo pode representar para estas crianças, realizamos um estudo descritivo que tem como objectivo analisar a relação entre os hábitos de estudo e as crianças institucionalizadas de três instituições do distrito de Aveiro, aderentes ao plano DOM (Desafios, Oportunidades e Mudanças). Neste estudo participaram 70 crianças e jovens, 56 do sexo feminino e 14 do sexo masculino. Assim, 80% pertencem ao sexo feminino. As crianças e jovens que participaram neste estudo pertencem a três instituições: Obra de Frei Gil, Centro de Apoio Familiar Lar Pinto Carvalho e o Centro Paroquial de Promoção Social Rainha Santa Mafalda. Todos os participantes têm entre 12 e 18 anos. Os instrumentos utilizados incluem um Questionário Sócio-Demográfico e uma escala que se intitula Inventário de Hábitos de Estudo (IHE) de Pozar (1997). Foram realizadas algumas análises estatísticas através do programa estatístico, Statistical Package for Social Sciences (SPSS) for Windows (versão 17.0). Os resultados obtidos nesta investigação permitiram concluir que quando se analisa os hábitos de estudo das crianças e jovens destas três instituições do distrito de Aveiro, parece não existirem diferenças na forma como as três instituições trabalham com estas crianças e jovens, de forma a promover o sucesso escolar destes menores. Les habitudes de travail sont une dimension qui représente une valeur importante dans le développement de stratégies d'apprentissage que les enfants et les jeunes doivent développer pour réussir au contexte scolaire. Les enfants et les jeunes qui sont dans les institutions sont une population très particulière à cause d’un certain nombre de facteurs dont ils ne sont pas responsables, mais à un moment dans votre vie les a amenés à un centre d'accueil où ils peuvent rester pendant 6 mois ou jusqu’à l'âge adulte. Ainsi, étant donné l'importance que les habitudes d’étude peuvent apporter à ces enfants, nous avons effectué une étude descriptive qui sert à analyser la relation entre les habitudes d'étude et enfants placés en institution à partir de trois institutions au district d'Aveiro, couvertes par le plan DOM (Défis, Opportunités, Changements). Dans cette étude ont participé 70 enfants et jeunes, 56 du sexe féminin et 14 du sexe masculin. Ainsi, 80% appartiennent au sexe féminin. Les enfants et les jeunes âgés qui ont participé dans cette étude appartiennent à trois institutions: Obra de Frei Gil, Centro de Apoio Familiar Pinto Carvalho et Centro Paroquial de Promoção Social Rainha Santa Mafalda. Tous les participants sont âgés entre 12 et 18 ans. Les instruments utilisés sont un questionnaire sociodémographique et une échelle qui est intitulée Inventaire des Habitudes de Travail (IHE) de Pozar (1997). Des analyses statistiques ont été effectuées en utilisant le programme statistique, Statistical Package for Social Sciences (SPSS) pour Windows (version 17.0). Les présents résultats ont montré que lorsque l'on examine les habitudes de travail des enfants et des jeunes de ces trois institutions dans le district d'Aveiro, il semble qu'il n'y a pas de différences dans la façon dont ces trois institutions des enfants et des jeunes travaillent pour favoriser la réussite scolaire de ces enfants. The study habits are a dimension that represents a significant value in the development of learning strategies that children and young people must develop to succeed in school. Children and young people in institutions are a very particular population for a number of factors which are mostly unrelated, but at some point in their life led them to a reception center where they can reside for 6 months or to adulthood. Thus, given the importance that the scale habits of study can make to these children, we conducted a descriptive study that aims to analyze the relationship between study habits and institutionalized children from three institutions in the district of Aveiro, covered by the plan DOM (Challenges, Opportunities and Changes). In this study, 70 children and young people are participated, 56 are female and 14 are male. So, 80 % are female. The children and young people that participated in this study are in the three institutions: Obra Frei Gil, Centro de Apoio Familiar Pinto Carvalho and the Centro Promoção Social Rainha Santa Mafalda. The instruments used include a Socio-Demographic Questionnaire and a scale that is entitled Study Habits Inventory (IHE) of Pozar (1997). Some statistical analyses were performed using the statistical program, Statistical Package for Social Sciences (SPSS) for Windows (version 17.0). The present results showed that when one examines the study habits of children and young people of these three institutions in the district of Aveiro, it seems there are no differences in how the three institutions work with these children and young people, to promote the school success of these children.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2291
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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