Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2284
Título: L’accompagnement verbal en gymnastique sensorielle
Outros títulos: Etude croisée de la parole du formateur et des témoignages des participants
Autor: Schreiber, Françoise
Orientador: Berger, Ève
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: Cette dissertation de mestrado porte sur l’accompagnement verbal pendant un cours de gymnastique sensorielle et tente de répondre à la question : quelles sont les caractéristiques, la place et le rôle de l’accompagnement verbal du formateur en gymnastique sensorielle. Afin d’aborder cette question de la manière la plus complète, j’ai choisi de mener une double étude en m’appuyant sur deux corpus de données différents : d’une part, une étude linguistique et prosodique de mon propre discours pour animer ces cours et d’autre part une analyse des témoignages des participants à cette recherche y ayant assisté. Ce choix d’observer l’accompagnement verbal du point de vue de l’émetteur (le formateur) et de celui des récepteurs (les participants) offre un double éclairage sur ce qui se joue en tant que communication langagière pendant un cours de gymnastique sensorielle. Esta dissertação de mestrado é sobre o acompanhamento verbal durante uma aula de ginástica sensorial e tenta responder à pergunta: Quais são as características, o lugar e o papel do acompanhamento verbal do formador em ginástica sensorial? Para abordar esta questão da forma mais completa, escolhi realizar um estudo duplo com base em dois corpus de dados diferentes: em primeiro lugar, um estudo linguístico e prosódico do meu próprio discurso na animação desta aulas e, segundo uma análise dos depoimentos dos participantes desta investigação. A escolha de observar o acompanhamento verbal a partir da perspectiva do emissor (o formador) e da dos receptores (participantes) oferece uma dupla clarificação sobre o que acontece quando a comunicação linguística, durante uma aula de ginástica sensorial.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2284
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_22704.pdf1,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.