Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2269
Título: Centros Sociais Paroquiais
Outros títulos: redes de comunicação e de cooperação para a “terceira idade”
contexto institucional e social
Autor: Freitas, José António Araújo de
Orientador: Campelo, Álvaro
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: O envelhecimento demográfico, a pobreza, o isolamento e a solidão preocupam, na actualidade, muitos estudiosos, políticos, trabalhadores sociais, dirigentes de instituições, familiares, todos empenhados em prestar aos idosos os mais adequados serviços de intervenção. A família, habitual refúgio e segurança das pessoas, encontra-se em profunda mudança. De facto, a família vê alterada a sua função protectora e é, hoje, também ela, campo de intervenção social. Desde o seu início, a Igreja buscou formas de socorrer, ajudar e acolher as pessoas carenciadas. A Doutrina Social da Igreja, difundida particularmente a partir da publicação da Rerum Novarum, e sistematicamente aprofundada em vários documentos posteriores, veio dar consistência a uma riquíssima tradição solidária. Ultimamente, a acção solidária da Igreja tem sido feita, de forma mais organizada, nos Centros Sociais Paroquiais. No concelho de Ponte de Lima, nas últimas duas décadas, construíram-se vários Centros Sociais Paroquiais e, em Março de 2009, estavam a funcionar dez com valências para idosos. Lançámos, então, nessas instituições, questionários aos utentes das valências de Centro de Dia, Centro de Convívio, Serviço de Apoio Domiciliário, Lar de Idosos e aos seus funcionários, que nos fornecem dados sobre a comunicação e o relacionamento entre os vários actores sociais: direcção, utentes, pessoal técnico e não técnico. Este estudo fornece também, entre outros, dados sobre os motivos da institucionalização, o espaço gerontológico, a comunicação gerontológica e a qualidade dos serviços prestados nessas valências sociais. Num tempo em que se defende o envelhecer em casa, e se valoriza o Serviço de Apoio Domiciliário, mostram-se, neste estudo, as suas vantagens, mas também se revelam as suas debilidades. Constata-se que o envelhecimento activo começa a ser uma realidade entre nós, e que se têm alterado os velhos preconceitos sobre os serviços prestados no Centro de Dia, no Centro de Convívio e no Lar de Idosos. Nestas valências gerontológicas, muitos funcionários (técnicos e não técnicos) e dirigentes procuram dar a maior qualidade possível à vida das pessoas idosas. Os Centros Sociais Paroquiais exercem, presentemente, uma acção importante no campo social, mas são obras com futuro também noutras áreas como nas de intervenção recreativa e cultural. Le vieillissement démographique, la pauvreté, l‘isolement et la solitude préoccupent, présentement, grand nombre de scientifiques, politiques, travailleurs sociaux, dirigeants d‘institutions, parents, tous engagés à prêter aux personnes âgées les services d‘intervention les plus adéquats. La famille, abri habituel et sécurité de tous, se trouve en profond changement. En effet, la famille voit sa fonction protectrice se modifier et devient, elle aussi, champ d‘intervention sociale. Depuis ses débuts, l'Église a cherché des formes de secourir, aider et accueillir les plus démunis. La Doctrine Sociale de l'Église, diffusée particulièrement à partir de la publication du Rerum Novarum, et systématiquement approfondie dans plusieurs documents postérieurs, vient rendre plus consistante une riche tradition solidaire. Récemment, l'action solidaire de l'église se fait, de forme plus organisée, dans les Centres Sociaux Paroissiaux. Dans la commune de Ponte de Lima, dans les deux dernières décennies, plusieurs Centres Sociaux Paroissiaux ont été construits et, en mars 2009, dix étaient en fonctionnement et offraient des services pour personnes âgées. Dans ces institutions, nous avons alors lancé des questionnaires auprès des usagers des services de Centre de Jour, Centre de Convivialité, Service d'Aide Domiciliaire, Foyer pour Personnes âgées et auprès de leurs fonctionnaires, ce qui nous a fourni des données sur la communication et les relations entre les différents acteurs sociaux : direction, usagers, personnel technique et non technique. Cette étude nous a aussi fourni, entre autres, des données sur les raisons de l'institutionnalisation, l'espace gérontologique, la communication gérontologique et la qualité des services. Dans un temps où l‘on défend la stratégie vieillir chez soi et où l‘on valorise le Service d'Aide Domiciliaire, on montre, dans cette étude, leurs avantages, mais on révèle aussi leurs faiblesses. On constate que le vieillissement actif devient une réalité parmi nous, et que les vieux préjugés sur les services prêtés dans le Centre de Jour, dans le Centre de Convivialité et dans le Foyer pour Personnes âgées se sont progressivement altérés. Dans ces services gérontologiques, nombreux fonctionnaires (techniciens et non techniques) et directeurs cherchent à donner la plus grande qualité possible à la vie des personnes âgées. Les Centres Sociaux Paroissiaux exercent, actuellement, une action importante dans le champ social, néanmoins ce sont aussi des oeuvres d‘avenir dans d'autres secteurs comme celui de l'intervention récréative et culturelle. The aging population, poverty, isolation and loneliness concern at present, many scholars, politicians, social workers, heads of institutions, family members, all committed to providing the elderly the most appropriate intervention services. The family, habitual refuge and safety, is undergoing profound change. In fact, the family sees amended its protective function and is, today, too, the field of social intervention. Since its inception, the Church has sought ways to help, assist and accommodate people in need. The Social Doctrine of the Church, particularly since the widespread publication of Rerum Novarum, and systematically detailed in several subsequent documents, came to give consistency to a rich tradition of solidarity. Lately, the action of solidarity of the church has been made, more organized, in the Parish Social Centers. In Ponte de Lima, for the last two decades, several Parish Social Centers were built and in March 2009, were operating ten with valences for the elderly. We launched then these institutions, questionnaires to users of the valences of the Day Center, Gathering Center, Home Support Service, Home for the Elderly and their employees, who provide data on the communication and relationship between various social actors: management, users, technical and non-technical staff. This study also provides, among others, data on the reasons for institutionalization, the area of gerontology, gerontological communication and quality of services provided in these social valences. At a time when it defends the aging at home, and appreciates the Home Support Service, in this study are shown not only their advantages, but also revealed their weaknesses. It appears that active aging is becoming a reality among us, and which have changed the old prejudices about the services provided in the Day Center, the Center for Coexistence and the Home for the Aged. In these geriatric valences many employees (technical and non technical) and leaders seek to give the highest possible life quality to older people. The Parish Social Centers carry out, at present, an important action in the social field, but they are also future works in other areas and in recreational and cultural intervention.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialização em Sociologia
URI: http://hdl.handle.net/10284/2269
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TD_19217.pdfTese4,49 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos_ TD 19217.pdfAnexos22,54 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.