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Título: A Influência do Digital na Criação de Espaços de Aprendizagem de Alta Qualidade
Outros títulos: o Espaço Como Agente de Mudança
Autor: Silva, Pedro Nuno Moreira da
Orientador: Gouveia, Luís Borges
Palavras-chave: Espaços de Aprendizagem
Ambientes de Aprendizagem
Ensino Superior
Ensino/aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Learning Spaces
Learning Environments
Higher Education
Teaching and Learning
Information and Communication Technologies (ICT)
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: O uso generalizado de Redes de Comunicação e das Tecnologias de Informação é hoje um fenómeno mundial, com múltiplos impactos na forma como se ensina/aprende e nos contextos em que esse processo decorre – Espaços de Aprendizagem. Estes espaços incluem Espaços Físicos de Aprendizagem, Espaços Virtuais de Aprendizagem, Espaços Colaborativos de Aprendizagem, entre outros. Estas propostas estão a proporcionar novos cenários no processo ensino/aprendizagem, com contornos ainda não muito bem definidos. Um Espaço de Aprendizagem necessita de um conjunto complexo de recursos materiais e humanos. Justifica-se um estudo mais aprofundado e continuado, dada a relevância que este tem nas Instituições de Ensino Superior. Nesse sentido, o objectivo geral da presente investigação é conhecer as percepções dos Docentes do Ensino Superior, sobre os Espaços de Aprendizagem, das instituições onde leccionam. São descritos os tipos de espaços existentes, a sua importância, as necessidades sentidas pelos docentes e o tipo de equipamentos sugeridos para esses Espaços. Neste contexto, considerou-se relevante a recolha de opiniões sobre as necessidades/prioridades, utilidade, qualidade e sustentabilidade, produzidas pela utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos espaços de aprendizagem. Foram ainda recolhidas opiniões sobre boas práticas da utilização do Espaço, através da experiência dos docentes inquiridos em diversas instituições. Na recolha, tratamento e análise dos dados, utilizou-se o método "Grounded Theory", desenvolvido por Glaser e Strauss. Este método, assenta num processo evolutivo constante, em que através de um conjunto de análises de experiências iniciais se vão gerando teorias, até se chegar a um ponto onde os acréscimos trazidos pela nova teoria deixam de ser significativos. Os resultados, descritos no presente trabalho, evidenciam a importância da introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação, no processo de Ensino/Aprendizagem. Assim, propõe-se um novo modelo que reúne os factores relevantes à caracterização e construção de Espaços de Aprendizagem, contribuindo para a efectiva implementação desses Espaços no processo Ensino/Aprendizagem, no Ensino Superior. The generalized use of Communication Networks and Information Technologies is nowadays a global phenomenon. It has multiple impacts on how to teach/learn and on the contexts in which this process takes place - the Learning Environments. These areas include Physical Learning places, Virtual Learning sites, Collaborative Learning Spaces, among others. These proposals provide new scenarios for the teaching/learning process, but their outlines are not well defined yet. A Learning Space requires a complex set of materials and human resources. A more deep and continued study is justified by the relevance of Higher Education Institutions. The overall objective of the present research is to understand the perceptions of the Professors on their Learning Environments. The different kinds of Spaces are herein described, as well as their importance, the reported needs of the professors, and the suggested equipments for these Spaces. In this context it has been considered as relevant to gather opinions on the needs/priorities, utility, quality and sustainability, as a result of the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching/learning spaces. The different points of view on the Best Practices on the use of teaching/learning spaces, were collected from the experience of professors from different institutions. The Grounded Theory Method, originally developed by Glaser and Strauss, was used for data collection, data processing and data analysis. This method relies on an evolutionary process, through which a set of initial experiences are analyzed, and new theories are generated from them, continuously until reaching a point where the new theory has no added value. The results of the present work show the importance of the introduction of Information and Communication Technologies in the learning/teaching process. Thus, a new model is proposed, bringing together the relevant factors for the characterization and construction of learning spaces, contributing to the effective implementation of these Spaces in the teaching/learning process, in Higher Education.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do Grau de Doutor em Ciências da Informação, especialização em Sistemas e Tecnologias da Informação.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2250
Aparece nas colecções:FCT (DCEA) - Teses de Doutoramento

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