Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2244
Título: Adaptação Escolar de Educação Infantil à 8ª Série
Autor: Brito, Maria do Carmo Amaral
Orientador: Ramalho, Joaquim
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: Este trabalho apresenta os factores motivacionais da adaptação escolar. Para compor o horizonte deste trabalho, analisaremos o cenário da adaptação das crianças, nas escolas, e discutiremos algumas acções pedagógicas necessárias para a superação deste problema, que historicamente afecta a educação brasileira. A adaptação escolar constitui um dos desafios mais críticos com os quais se defrontam as instituições de educação básica, pública e particular. Ela abrange diversas formas e mecanismos de expressão, refletindo um grande grupo de causas de diversas naturezas. Um dos maiores desafios sociais que a Educação do século XXI possui é a integração e a sociabilização das crianças com problemas de aprendizagem. Assim, também é necessário colocar-se esta tarefa aos pais e professores que enfrentem dificuldades com alguma criança. As habilidades afectadas com maior frequência são: leitura, escrita, processamento auditivo e de fala, e raciocínio em matemática. Portanto, os profissionais da educação devem estar preparados academicamente, e também ser contemplados com programas de educação especializados no desenvolvimento de habilidades adaptativas, assim como existir uma completa coordenação entre profissionais, família e instituições a fim de que possam ser proporcionados todos os recursos necessários a uma inserção social adequada da criança. Estes são os caminhos obrigatórios para se conquistar uma melhoria nos níveis de qualidade de vida das crianças, das famílias, e da sociedade. A pesquisa divide-se em dois momentos, a bibliográfica e a investigação: o trabalho bibliográfico teve por fundamento análises de literatura sobre o tema “Adaptação Escolar”. Buscaram-se subsídios que levantassem questões sobre a adaptação nas escolas, ao longo dos anos, pois o assunto tem sido objecto de estudos ligados à área educacional. Fizeram-se estudos e trabalhos sobre grandes pesquisadores da educação, onde FREIRE, IÇAMI TIBA, PIAGET, WALLON e LA TAILLE foram alguns dos autores pesquisados. A internet foi outra importante fonte, assim como o Regimento Escolar, que nos forneceu uma ajuda indispensável. No ponto central deste trabalho analisaremos como os empecilhos supostamente interferem na adaptação escolar, e versões que educadores, pais e estudiosos fazem sobre as causas e consequências desta problemática. Por fim, apresentaremos a conclusão a que chegamos através desta pesquisa. This work presents the motivational factors of the pertaining to school adaptation. To compose the horizon of this work, we will analyze the scene of the adaptation in the schools and we will argue some necessary pedagogical actions to overcome this problem, that historically it has been affecting brazilian education. School adaptation constitutes one of the most critical challenges with the which ones confront the institutions of basic, public and private education. It embraces several forms of mechanisms and expressions, and reflects a great numbers of causes of diverse natures. One of the biggest social challenges that there is in the education of the century XXI is the integration and the socialization of the children in learning problem. At this way, for parents and teachers who face this problem with some child is also placed this difficult task. The affected abilities with bigger frequency are: reading, writing, listening and speaking process, reasoning in mathematics. Therefore the professionals of education must be prepared with specialized programs of education, development of adaptable abilities and the coordination between professionals, family and institutions to provide the necessary resources for an adjusted social insertion is the way to an improvement in the levels of life quality. There were two moments in this resource, the bibliographical and the inquiry: the bibliographical work is based in research through literature about the theme “School adaptation”. Subsidies had searched that raised questions on the adaptation in the schools throughout the years; this has been analyzing object and the studious reflection linked to educational area. Studies and works were done about great researchers of education and counted with the indispensable aid of Pertaining to school Regiment. FREIRE, IÇAMI TIBA, PIAGET, WALLON and LA TAILLE are some authors of the searched workmanship. The Internet was another important source. In the central point of this work we will analyze: the impediments that we assume to intervene on the school adaptation and versions that studious educators, parents make about the causes and consequences of this problematic one. Finally, we will present the conclusion in which we arrive through this research.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialização em Gestão de Educação.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2244
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TD.pdf1,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.