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Abstract(s)
O actual avanço nas Tecnologias de Informação e Comunicação contribuiu para a
democratização no ensino, possibilitando ultrapassar limitações de espaço e de tempo, e
proporcionando um acesso à informação de forma mais fácil, rápida e de menor custo.
Tal possibilitou novas formas de aproximação entre quem quer aprender e o
conhecimento.
As instituições de Ensino Superior não podem ser alheias a estes avanços tecnológicos.
Em consequência, assiste-se à crescente adopção de novas formas de aprendizagem,
mediadas pelas tecnologias e pelo digital, de forma a dar resposta aos desafios com que
a sociedade deste início de século se confronta.
Entre a multiplicidade de oferta tecnológica encontra-se a computação móvel e os
dispositivos móveis, que vieram permitir uma aprendizagem menos limitada do que os
computadores de secretária. Os dispositivos móveis (PDA, telemóvel, Smartphone,
Tablet PC e Portáteis), ganharam, desta forma, uma variedade de equipamentos já
vulgarizados na nossa sociedade. Esta evolução resultou na criação de uma proposta
tecnológica designada por m-learning.
O presente estudo propõe-se verificar se a utilização de dispositivos móveis é também
um meio de aprendizagem para os vários intervenientes, e avaliar o seu processo de adopção e difusão da inovação. De forma a verificar a aprendizagem, recorreu-se ao
conceito de experiência de fluxo. O estudo pretende indagar se, com dispositivos
móveis, os diferentes intervenientes no processo de difusão da inovação se encontram
em experiência de fluxo.
De modo a operacionalizar o estudo, foram concebidos e aplicados quatro inquéritos em
ambientes de utilização de ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem, e
comparados os desempenhos e percepção dos alunos com recurso a desktops e
dispositivos móveis. Foi considerada uma amostra com cento e doze inquiridos do
Ensino Superior.
Da análise de dados, verificou-se que as pessoas mais inovadoras aprendem menos,
quando estão a utilizar o Google Groups, do que as pessoas menos inovadoras, no caso
da nossa amostra. No entanto esta diferença encontrada não foi estatisticamente
significativa. Por outro lado, também se verificou de forma estatisticamente
significativa, que os utilizadores dos portáteis aprendem mais do que os utilizadores do
desktop, quando estão a utilizar o Google Groups.
Estes resultados parecem confirmar a adopção crescente de dispositivos móveis no
contexto das instituições de Ensino Superior como uma tendência positiva para o
suporte do ensino e aprendizagem. The current advances in Information and Communication Technologies have
contributed to the democratization in education, overcoming the limitations of space
and time in order to access information in an easier, faster and cheaper way. This has
enabled new ways of bringing together both those who want to learn and knowledge.
Higher education institutions cannot be oblivious to these technological advances.
Consequently, new ways of learning have gradually been adopted, handled through
technologies and the digital, in order to meet the challenges our society is facing in this
new century.
Among many technological offerings, mobile computing and mobile devices have
enabled a learning that is less limited than the desktop computers. This way mobile
devices (PDA, mobile phone, Smartphone, Tablet PC and Laptops), gained a variety of
equipment, which has already been widespread in our society. This development has
resulted in the creation of a technological proposal called m-learning.
This study aims to investigate whether the use of mobile devices is also a learning
environment for the various users and evaluate their process of adoption and diffusion
of innovation. The concept of flow experience was used in order to verify learning. The study aims to investigate whether, with mobile devices, different users in the process of
diffusion of innovation experimented the flow experience.
In order to validate the study, four questionnaires were designed and applied in
environments using tools to support teaching and learning, and the performances and
perception of students using desktops and mobile devices were compared. A sample of
one hundred and twelve respondents of higher education was considered.
Through data analysis it was possible to conclude that, according to our sample, more
innovative people learn less than less innovative people when using Google Groups.
However, the difference is not statistically significant. On the other hand it was possible
to verify, in a statistical significant way, that laptop users learn more than desktop users
when using Google Groups.
These results seem to confirm the growing adoption of mobile devices in the context of
higher education institutions as a positive trend for the support of teaching and learning.
Description
Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências da Informação, especialização em Sistemas e Tecnologias da Informação.
Keywords
Ensino Superior m-learning Dispositivos móveis Difusão da inovação Ambientes colaborativos Experiência de fluxo Fóruns em linha Higher education m-learning Mobile devices Diffusion of innovation Collaborative environments Flow experience flow Online forums