Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1864
Título: Estratégias de Enfermagem que contribuem para a diminuição da ansiedade da criança no pré-operatório de cirurgia programada
Autor: Alves, Alberto Jorge Godinho
Orientador: Monteiro, Maria Amélia José
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: A Investigação em Enfermagem representa, hoje e cada vez mais, um papel determinante no desenvolvimento e na consolidação de novos conhecimentos. Para que seja possível haver mudanças e consequente crescimento, os profissionais de Enfermagem têm vindo a desenvolver estudos no sentido da procura de respostas para as necessidades da população, investindo deste modo na Investigação Científica. Os Enfermeiros têm reconhecido a necessidade de desenvolver o seu conhecimento científico e a sua aplicação prática a nível dos cuidados que prestam, ou seja, de identificar, avaliar e aplicar a melhor evidência disponível na sua prática clínica. Assim, a Investigação em Enfermagem permite aos Enfermeiros a revisão contínua da prática, o que leva à tomada de decisão baseada na evidência disponível. A natureza, a estrutura e a racionalidade do conhecimento derivam da pergunta de investigação, da escolha do método apropriado para lhe dar resposta e fundamentalmente do investigador. Deste modo, o presente trabalho de Investigação intitulado “Estratégias de Enfermagem que Contribuem Para a Diminuição da Ansiedade da Criança no Pré-operatório de Cirurgia Programada”, centra-se na temática da ansiedade das crianças, no pré-operatório de cirurgias programadas, nomeadamente na identificação de estratégias consideradas como determinantes para a diminuição desta. O exercício profissional da Enfermagem em Pediatria, não se restringe apenas à prática, mas também à Investigação Científica neste ramo. É importante saber actuar de forma correcta e eficaz. Como tal, as intervenções de Enfermagem têm um importante peso no contínuo processo de diminuição da ansiedade e consequentemente na promoção do bem-estar das crianças. Neste sentido, o presente estudo teve por base o seguinte objectivo geral: Conhecer as estratégias que os Enfermeiros utilizam para a diminuição da ansiedade da criança no pré-operatório de cirurgia programada; e como objectivos específicos: identificar as diferentes estratégias utilizadas pelos Enfermeiros para a diminuição da ansiedade da criança no pré-operatório de cirurgia programada e compreender a importância das diferentes estratégias utilizadas pelos profissionais de Enfermagem que contribuem para a diminuição da ansiedade da criança no pré-operatório de cirurgia programada. A população-alvo deste estudo refere-se aos profissionais de Enfermagem de um Hospital da Região de Lisboa e Vale do Tejo, com uma amostra de 10 profissionais que integram a equipa que realiza a consulta de preparação pré-operatória. Inserido num tipo de estudo descritivo simples, no actual trabalho de Investigação adoptou-se como instrumento de colheita de dados, o questionário, integrando perguntas de resposta fechada e aberta, e utilizando o método de investigação quantitativo. Depois do tratamento dos dados recolhidos e de realizada a respectiva análise e sua discussão, verificou-se que os Enfermeiros deste estudo adoptam quase sempre ou sempre as estratégias apresentadas no questionário, à excepção da estratégia n.º4 “Leva a criança a visitar o serviço de internamento onde irá ficar hospitalizada” e da estratégia n.º5 “Leva a criança a visitar o bloco operatório e explica o que vai acontecer”. No sentido de diminuir a ansiedade das crianças no período pré-operatório, os profissionais de Enfermagem estudados sugerem ainda a presença parental até ao momento da indução anestésica e a utilização do penso anestésico “EMLA” na execução de determinados procedimentos invasivos. A Investigação em Enfermagem não é um fim em si própria, ela encontra o seu sentido quando a produção científica (os dados/resultados) se move do contexto do estudo para o contexto da vida e neste movimento contribui para a consolidação da disciplina, o desenvolvimento da prática clínica e influência as políticas de saúde. Procura-se com a Investigação fomentar uma atitude de carácter reflexivo, incluindo reflexão ética e capacidade de análise crítica como a melhor forma da Enfermagem se desenvolver. A Investigação é essencial ao desenvolvimento de qualquer ciência e é um instrumento de desenvolvimento, processo científico para obter conhecimento e resolver problemas de e em Enfermagem. Research in Nursing represents, today and increasingly, a determining role in the development and consolidation of new knowledge. So that changes and consequent growth can occur, nursing professionals have been developing studies to search for answers to the needs of the population, investing in scientific research. Nurses have recognized the need to develop their scientific knowledge and its practical implementation at the level of care they provide, i.e. to identify, evaluate and apply the best available evidence in their clinical practice. Thus, research in nursing allows nurses to a continuous review of the practice, which leads to decision making based on available evidence. The nature, structure and rationality of knowledge derive from the research question, the choice of the appropriate method for responding to it and mainly from the investigator. Therefore, this research project entitled "Strategies of nursing that contribute to reducing the anxiety of the child in preoperative surgery scheduled," focuses on the theme of anxiety in children, preoperative surgery scheduled, particularly in identifying strategies considered crucial to reducing such anxiety. The nursing practice in pediatrics is not only restricted to practice but also to scientific research in this field. It’s important to know how to act properly and efficiently. So, the nursing interventions have an important role in the ongoing process of reducing anxiety and, consequently, in the promotion of the children’s well-being. In this sense, the present study was based on the following objective: To identify the strategies that nurses use to decrease the child’s anxiety at prescheduled surgery; And as specific objectives: to identify the different strategies used by nurses to decrease the child's anxiety at pre-scheduled surgery and understand the importance of the different strategies used by nursing professionals that contribute to reducing the child's anxiety in the pre -surgery scheduled. The target population for this study refers to nursing professionals from one Hospital of the Region of Lisbon and Vale do Tejo – Lisbon, with a sample of 10 professionals within the team that performs the preoperative preparation appointment. Inserted on a kind of simple descriptive study, in the current research work has been adopted, as a means of collecting data, a questionnaire, incorporating questions of closed and open response and the method of quantitative research. After treatment, subsequent analysis and discussion of the collected data, it was verified that the Nurses in this study always or almost always adopt the strategies presented in the questionnaire, except strategy no. 4 "Take the child to visit the service intent where he/she will be hospitalized" and strategy no. 5 "Take the child to visit the operating room and explain what will happen". In order to reduce children’s anxiety in the preoperative period, professionals suggest the parental presence till anaesthesia induction in the block and the use of the anaesthetic plaster "EMLA" in the execution of certain invasive procedures. Research in nursing is not an end in itself, it finds its meaning when the scientific production (data / results) moves from the context of the study to the context of life and this movement contributes not only to the consolidation of the discipline but also to the development of the clinical practice, influencing health policy. Research instigates an attitude of reflection, including ethical reflection, and also the capacity for critical analysis as the best way of developing nursing. In fact, it is essential to the development of any science and it is a development tool, a scientific process to gain insight and solve nursing problems.
Descrição: Projecto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Licenciado em Enfermagem
URI: http://hdl.handle.net/10284/1864
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