Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1860
Título: Adequação do ensino de Urgência/Emergência à prática clínica, inserido no 3º e 4º ano da Licenciatura de Enfermagem, no ano lectivo 2008-2010
Autor: Silva, Joana Isabel Fernandes Vieira da
Orientador: Poças, Paulo Eduardo da Costa Lima
Palavras-chave: Adequação do ensino de Urgência/Emergência
Alunos
Adaptation of urgency / emergency teaching;
Students
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: No âmbito da Licenciatura em Ciências da Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, foi proposta a realização de uma monografia subordinada a um tema à escolha, de acordo com os objectivos da licenciatura. O tema escolhido foi: Adequação do ensino de Urgência/Emergência inserido no 3º e 4º ano da Licenciatura de enfermagem, à prática clínica. Trata-se de um estudo descritivo-correlacional e transversal de abordagem quantitativa, cuja informação foi colhida por um questionário com várias questões fechadas de forma a poder responder à nossa questão orientadora: “Qual o nível de preparação teórico, para uma boa prestação no ensino clínico de Urgência/Emergência?”. O método de colheita de dados utilizado, aplicou-se entre o dia 18 de Maio e o dia 4 de Junho a um conjunto de 110 alunos inscritos na cadeira de Urgência/Emergência no ano 2009/2010 e que frequentaram o ensino clínico nesse mesmo ano, dos quais apenas 80 responderam. Com este estudo, pretende-se perceber se o Ensino de Urgência/Emergência encontra-se bem estruturado de forma a colmatar as necessidades sentidas no respectivo campo de estágio, pelos alunos que frequentaram esta cadeira nos anos 2008-2010. Deste modo, importa referir que dos resultados obtidos, constata-se que predomina o género feminino entre os inquiridos e que a média de idade destes tem maior incidência na faixa etária dos 21-23 anos. Within the Nursing Sciences Graduation at the Fernando Pessoa University, it was proposed to hold a monograph on the subject of one’s choice, according to the objectives of the degree. The chosen theme was: Adequacy of Urgency / Emergency teaching inserted in the 3rd and 4th year of the Nursing Sciences Graduation, to clinical practice. This is a correlational-descriptive and cross-sectional quantitative approach, whose information was collected from a questionnaire with multiple choice questions so that it could respond to our question: "What level of theoretical preparation for a good performance in Clinical Urgency/ Emergency teaching? " The method of data collection used, was applied between May 18 and June 4 to a group of 110 students enrolled in the Urgency / Emergency subject in the year 2009/2010, who attended the clinical teaching the same year, of which only 80 responded. This study seeks to understand if the Urgency/ Emergency teaching is well structured to meet the needs felt in the training area within the students that attended this course in the years 2008-2010. Thus, it should be noted that the results, it appears that female gender prevails among the respondents and the average age of these, have a higher incidence in the age group of 21 to 23 years old.
Descrição: Projecto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem
URI: http://hdl.handle.net/10284/1860
Aparece nas colecções:ESS (DCETS) - Outros Trabalhos Académicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PG_17211.pdf3,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.