Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1856
Título: Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a relação estudante / orientador na prática clínica
Autor: Santos, Raquel Oliveira dos
Orientador: Abreu, Maria José
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: O presente trabalho de investigação está inserido no plano curricular do 4º ano da Licenciatura de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa – Porto e o tema abordado é “Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a relação estudante/orientador na prática clínica”. Com esta investigação, surge a necessidade de compreender as opiniões dos estudantes do 4º ano do CLE da UFP acerca das relações estabelecidas nas práticas clínicas com os orientadores. Neste sentido, surge a pergunta de investigação: “Qual a opinião dos estudantes do 4º ano da licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, sobre a relação estudante/orientador, na prática clínica?” Os ensinos clínicos de enfermagem têm grande importância para os estudantes, pois acompanha-os durante o percurso académico, sendo um interveniente activo na formação do estudante enquanto futuro enfermeiro. Durante este processo de formação, os orientadores responsáveis pela formação dos estudantes são diversos, com métodos de ensino diferentes, levando a que o estudante esteja em constante adaptação. Mas para que o desenrolar da formação seja produtiva, é necessário que as relações estabelecidas durante a prática clínica com os orientadores sejam as mais proveitosas. Com base na problemática em estudo, define-se como objectivo geral; - Saber a opinião dos estudantes de enfermagem sobre a importância da relação que este estabelece com o orientador no processo de aprendizagem em ensino clínico; Para realizar este projecto de investigação, optou-se por um estudo, exploratório, descritivo transversal inserido numa abordagem quantitativa, na Universidade Fernando Pessoa – Porto. Como instrumento de recolha de dados, utilizou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado no dia 31 de Maio de 2010 a uma amostra de 50 estudantes do CLE da Universidade Fernando Pessoa - Porto. Dos resultados do estudo obtêm-se as seguintes palavras: confiança, motivação, empatia, autonomia e respeito, que se reflectem na relação estudante/orientador, tal como refere Wanda Horta (1977), “ Gente que cuida de Gente”. This research work is embedded in the curriculum of the 4th year of the Bachelor of Nursing at the University Fernando Pessoa - Porto and the subject is "Opinion of the nursing students about the relationship student / counselor in clinical practice." With this research, the need arises to understand the views of students in 4th year of CLE UFP about the relations established in clinical practice with coaches. In this sense, the question arises of research: "What is the opinion of the 4th year students taking a degree in Nursing at the University Fernando Pessoa, the relationship student / supervisor, in clinical practice?" The clinical teaching of nursing is of great importance to students, because attached them during the course of study, being an active participant in shaping the future as a student nurse. During this training process, the supervisors responsible for training the students are diverse, with different teaching methods, implying that the student is constantly adapting. But for the conduct of training to be productive, it is necessary that the relations established during clinical practice with mentors are the most profitable. Based on the problems in the study was defined as general purpose; - Know the opinion of nursing students about the importance of relationship that he establishes with the supervisor in the learning process in clinical training. To accomplish this research project, we chose to study exploratory, descriptive cross inserted in a quantitative approach, University Fernando Pessoa - Porto. As a tool for data collection, we used a questionnaire with open and closed, implemented on May 31, 2010 to a sample of 50 students from the University CLE Fernando Pessoa - Porto. Study results obtained by the following words: confidence, motivation, empathy, autonomy and respect, as reflected in the relationship between student / tutor, as mentioned Wanda Horta (1977), "People caring for People".
Descrição: Projecto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem
URI: http://hdl.handle.net/10284/1856
Aparece nas colecções:ESS (DCETS) - Outros Trabalhos Académicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PG_16534.pdf863,14 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.