Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1855
Título: A Morte
Outros títulos: opinião dos alunos do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa do Porto face à morte de um doente
Autor: Dias, Nádia Marisa Guedes
Orientador: Cardoso, Filomena
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: A morte é uma realidade da vida, com a qual se lida diariamente em meio hospitalar. Mesmo aqueles que pela sua profissão contactam mais directamente com o final da vida, revelam quase sempre uma incapacidade de lidar com a situação. Este trabalho tem como objectivo, perceber a opinião dos alunos do 4ºano do curso da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa do Porto face à morte de um doente. Para a realização do mesmo pretendeu realizar-se um estudo do tipo descritivo, baseado numa abordagem quantitativa e transversal sobre o tema: “A Morte: Opinião dos alunos do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa do Porto face à morte de um doente.” Para a concretização e realização deste estudo foi feita uma pesquisa bibliográfica relacionada com o problema em causa, evidenciando não só os sentimentos experienciados, mas também a importância da formação dos alunos de Enfermagem, antes dos Ensinos Clínicos. Como método de colheita de dados foi utilizado o questionário. A maior parte dos alunos inquiridos referiu que a formação obtida nas aulas não é suficiente face às suas necessidades em Ensino clínico, e temas como: o papel dos enfermeiros perante situações de morte e o papel do enfermeiro no apoio à família em situação de morte são aqueles que os alunos consideram que deveriam ser mais abordados nas aulas teóricas e nas teórico-práticas. Os alunos referiram ainda que a tristeza, a perda, a angústia e a revolta são os sentimentos mais vivenciados perante situações de morte. O presente estudo contribuiu para um crescimento humano e para a aquisição de conhecimentos em Enfermagem, sobretudo num contexto de morte, assim como aumentar a capacidade de reflexão crítica. Death a reality of life with which we deal daily in hospital. Even those who by their professions more direct contact with the end of life, often show an inability to cope with the situation This Work aims to understand the students’ opinions of the 4th Degree in Nursing at the University Fernando Pessoa Porto face the death of patient. To achieve the same desire to take up a descriptive study, based on a quantitative approach, about the theme: "Death: Meet the students of 4th year of Nursing Degree at the University Fernando Pessoa Porto against the death.” To the achievement and accomplishment of this study was a literature search related to the problem in question, highlighting not only the feelings experienced, but also the importance of training for nursing students, before Teaching Clinics. As a method of data collection we used a questionnaire. Most part of students interviewed said that the training received in class is not sufficiently meet their needs in clinical education, and themes as the role of nurses in situations of death and the role of nurses in supporting families in situations of death are those that students feel should be further addressed in theorical-class and theoretical-practices. Students also reported that the sadness, loss, anguish and anger are the feelings experienced at death situations. This study contributed to human growth and the acquisition of knowledge in nursing, particularly in a context of death, as well as our capacity for critical reflection.
Descrição: Projecto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem
URI: http://hdl.handle.net/10284/1855
Aparece nas colecções:ESS (DCETS) - Outros Trabalhos Académicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Questionario.pdf22,59 kBAdobe PDFVer/Abrir
PG_17177.pdf431,11 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.