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Título: O Comportamento de Compra do Consumidor
Outros títulos: o caso do consumidor de água no sistema multimunicipal de abastecimento da Águas do Douro e Paiva, S.A.
Autor: Soares, Sandra Raquel de Azevedo
Orientador: Salazar, Ana
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: Esta dissertação tem como tema o comportamento de compra do consumidor. O objectivo geral é analisar as atitudes e comportamento dos consumidores face à água canalizada. O estudo foi elaborado no âmbito da campanha de sensibilização para o consumo de água da torneira, realizada em treze concelhos do Norte de Portugal, pela empresa Águas do Douro e Paiva, S.A., responsável pelo abastecimento de água à área Sul do Grande Porto e Vale do Sousa. Após uma revisão da literatura sobre a temática em análise, apresenta-se uma componente empírica baseada numa metodologia quantitativa e numa recolha de dados através de um inquérito por questionário efectuado a 627 consumidores residentes na área de desenvolvimento da campanha de sensibilização. Avaliou-se a atitude dos consumidores face à água da torneira explorando os critérios de escolha ou rejeição deste produto, assim como também o nível de eficácia da campanha relativamente à sensibilização e à transmissão da mensagem junto do seu público. Concluiu-se que os motivos mais invocados para o consumo da água da torneira são a acessibilidade, a disponibilidade e o benefício do ambiente. O sabor, o cheiro e a falta de qualidade são os motivos indicados para o não consumo deste produto. Apesar de no cômputo geral, a campanha não ter sido suficientemente difundida e não ter sensibilizado as pessoas para o consumo de água da torneira, pode-se concluir que a população urbana foi muito mais influenciada pela campanha do que a população rural. Nos concelhos em que a campanha teve um maior desenvolvimento quer em termos de acções de sensibilização, quer em meios de transmissão da mensagem, que prolongaram a temporalidade de acesso e contacto com os consumidores locais à campanha, como é o caso da Maia e de Vila Nova de Gaia, verificou-se um aumento do consumo de água canalizada. This dissertation aims to analyse the attitudes and the behaviour of the consumers towards tap water. This study was integrated within the awareness campaign for the consumption of tap water, which was implemented in thirteen townships of North Portugal by the company Águas do Douro e Paiva, SA – the company responsible for water supply in south area of Porto e Vale do Sousa. After the review of the literature about the theme under discussion, it has required an empirical component based on a quantitative methodology and a collection of data through a questionnaire survey applied to 627 consumers who lived in the target area of the awareness campaign. It was therefore implemented. The consumer’s attitude towards tap water was assessed through the analysis of the criteria for choosing or rejecting this product. In addition the level of effectiveness of the campaign can be measured by looking at the awareness and the effectiveness of this message to the community. It was concluded that the reasons most cited for the consumption of tap water are the accessibility, availability and the benefit for the environment. However the poor taste, unpleasant smell and the lack of quality are the reasons given to not consume this product. Despite the campaign, there has not been sufficiently widespread and effective influence and people have not been significantly sensitized to start consuming tap water, it seemed that the urban population was more receptive to the campaign when compared to the rural population. In the townships where the campaign took a further development through both actions developed and ways of transmitting the message, and which had prolonged the temporality of access and contact of the consumers to the campaign, as was the case of Maia and Vila Nova de Gaia, there was an increased of the tap water consumption.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Relações Públicas.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1684
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