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Título: A importância da Biblioteca Escolar para a Literacia da Informação
Outros títulos: as Bibliotecas Escolares do 2º e 3º ciclos do Distrito de Bragança
Autor: Rodrigues, Anabela da Conceição Afonso
Orientador: Freitas, Judite A. Gonçalves de
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: A sociedade actual gera grandes quantidades de informação e requer, por sua vez, um uso contínuo de informação. A aquisição das competências necessárias para poder trabalhar com o fluxo informativo existente é cada vez mais indispensável. Neste sentido, a biblioteca escolar aparece como um agente igualitário que oferece as mesmas possibilidades a todos os alunos, independentemente do contexto intelectual em que se movam. A fusão de aprendizagem, bibliotecas e literacias cria desafios dinâmicos para as bibliotecas escolares, particularmente quando confrontadas com ambientes de aprendizagem e informacionais que são complexos e fluidos, interactivos e colaborativos e que já não têm constrangimentos espaciais ou temporais. Potenciar as bibliotecas escolares pode contribuir para modificar as relações que os alunos estabelecem com a informação, dotando-os com as competências que lhes permitam ser cidadãos autónomos e críticos. A literacia da informação, enquanto capacidade para aceder e usar a informação, de forma eficiente e eficaz, surge assim como um dos grandes desafios da nossa sociedade. O trabalho que se apresenta está dividido em duas grandes partes: a primeira constitui o enquadramento teórico, partindo-se de uma abordagem do conceito de sociedade da informação e do conhecimento, analisando-se a importância que a biblioteca escolar assume nessa sociedade e reflectindo-se sobre a noção de literacia, bem como sobre a evolução conceptual e histórica do conceito de literacia da informação, e da sua relação com a biblioteca escolar; a segunda centra-se num estudo, que pretendeu conhecer a forma como a literacia da informação é abordada em onze escolas do distrito de Bragança. Os dados foram recolhidos mediante a aplicação de um inquérito por questionário aos professores bibliotecários dessas bibliotecas escolares, tendo-se analisado a forma como as mesmas estão a enfrentar o desafio da literacia da informação. São palavras-chave desta dissertação: informação, conhecimento, info-exclusão, sociedade da informação, sociedade do conhecimento, biblioteca escolar, literacia, literacia da informação, competências de informação, professor bibliotecário. Today's society generates large amounts of information and requires, in turn, a continuous use of information. The acquisition of the skills required for working with the existing flow of information is increasingly essential. In this sense, the school library appears as an equality agent that offers the same opportunities to all students, regardless of the intellectual context in which they move. The fusion of learning, libraries and literacies creates dynamic challenges for the libraries, particularly when confronted with informational and learning environments that are complex and fluid, interactive and collaborative and that no longer have space or time constraints. Enhancing school libraries can contribute to the change in the relationships that students establish with information, equipping them with the skills that enable them to become autonomous and critical citizens. The information literacy, as the ability to access and use information efficiently and effectively, thus emerges as one of the great challenges of our society. The work presented is divided into two main parts: the first is the theoretical framework, starting from an exploration of the concept of information and knowledge society, analyzing the importance that the school library assumes in that society and reflecting on the notion of literacy, as well as on the conceptual and historical evolution of the concept of information literacy, and its relationship with the school library; the second part focuses on a study that was an attempt to understand how information literacy is addressed in eleven schools in the district of Bragança. Data were collected by applying a questionnaire to the school librarians of those schools and it was analyzed how the school libraries are facing the challenge of information literacy. Keywords in this essay: information, knowledge, digital divide, information society, knowledge society, school library, literacy, information literacy, information skills, school librarian.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e da Documentação.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1682
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

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