Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1680
Título: A rádio e a web
Outros títulos: um estudo comparativo entre as rádios de informação nacionais e a BBC Radio
Autor: Silva, Nair Daniela Carvalho Moreira
Orientador: Sousa, Jorge Pedro
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: Este estudo integra-se no âmbito da compreensão do paradigma comunicacional moderno, respeitante à problemática das mudanças operadas pela tecnologia na rádio e, mais premente ainda, do seu papel na web. A Internet posicionou a rádio num ambiente digital sem precedentes, com a produção e gestão de novos conteúdos áudio. A actualidade e o impacto do processo de digitalização, apresentam-se como o acontecimento mais recente que veio afectar todos os domínios do conhecimento e da experiência humana. A estrutura da comunicação foi alterada e continua em desenvolvimento, razão pela qual, devemos tentar compreender as implicações desta mudança ao nível dos procedimentos, da apresentação dos conteúdos e das consequências. Este trabalho propõe-se a uma análise exaustiva das páginas online das principais rádios de informação nacionais e a uma comparação com aquilo que pode constituir um modelo alternativo, o site da BBC Radio. Partimos da teorização sumária sobre a técnica e a sua importância no desenvolvimento de novas experiências. O estudo incide ainda sobre a origem e as transformações da rádio online e as estratégias de comunicação suportadas pelas novas tecnologias que transformaram o velho receptor radiofónico. As conclusões reflectem a forma como as páginas se organizam e que reflexo têm no consumidor final do produto: o ouvinte. A análise também identifica as semelhanças e diferenças entre as estratégias adoptadas pelas rádios nacionais de informação e pela BBC. Estratégias como estas são o carimbo da rádio no mercado online. This study is integrated in the understanding of modern communicational paradigm, concerning the changes of radio technologies and, more important, it’s role on the web. The internet has placed traditional radio in a new environment with regard to the production and management of different audio contents. Today the impact of digital process is the most recent event that is affecting all knowledge and human experience domains. Communication structure was altered e is still developing, reason which we should try to understand the implications of this change while talking about procedures, content presentation and consequences. This study suggests an exhaustive online Portuguese radio talk analysis and a comparison with what may consist in an alternative version, the BBC Radio website. We started out with a summary theorization about technique and its importance in the development of new experiences. This investigation incises about the origin as online web radio transformations and draws communication strategies supported by new technologies that have transformed the old radio receptor. The conclusions reflect the ways in which Portuguese radio networks organize and the reflex in the final consumer: the listeners. The analysis also identifies the similarities and differences between the strategies adopted by Portuguese online radios and BBC Radio. Such strategies have become the radio’s hallmark in media market. Este estudio todavía se combina en el alcance de la comprensión del paradigma moderno y la problemática comunicacional de los cambios funcionados para la tecnología en la radio y, el más presionar, de su papel en tela. El Internet localizó la radio en un ambiente digital sin precedentes, con la producción y la gerencia del nuevo contenido audio. La actualidad y el impacto del proceso del digitalización, se presentan como el acontecimiento más reciente que vinieron a afectar todos los dominios del conocimiento y de la experiencia humana. La estructura de la comunicación fue modificada y continúa en el desarrollo, razón de el cual, debemos intentar entender las implicaciones de este cambio al nivel de los procedimientos, de la presentación del contenido y de las consecuencias. Este trabajo considera un análisis que agota de las páginas en línea de las radios nacionales principales de la información y a una comparación con lo que puede constituir un modelo alternativo, el sitio de la BBC radio. Rompemos del teorización sumaria en la técnica y de su importancia en el desarrollo de nuevas experiencias. El estudio todavía sucede en el origen y las transformaciones del de radio online y de las estrategias de la comunicación apoyada por las nuevas tecnologías que habían transformado el viejo receptor radiofónico. Las conclusiones reflecten la forma como las páginas si organizan y los reflejos en el consumidor final del producto: el oyente. El análisis también identifica las semejanzas y las diferencias entre las estrategias adoptadas para las radios nacionales de información y el BBC. Estrategias como éstos son la estampilla de la radio en el mercado en línea.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da comunicação, especialização em Jornalismo.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1680
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_9559.pdf2,94 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.