Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1652
Título: Bebidas Alcoólicas
Outros títulos: padrões de consumo de Álcool dos Professores numa Escola Secundária de Espinho
Autor: Parreira, Cátia Vanessa Soares
Orientador: Santos, José Manuel dos
Palavras-chave: Álcool
Alcoolismo
Professores
Alcohol
Alcoholism
Teachers
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n]
Resumo: O álcool é uma droga que é considerada um problema social grave. O seu consumo verifica-se essencialmente entre os jovens e os adultos, sendo uma droga tolerada socialmente. Ultimamente têm-se realizado estudos em estudantes do ensino secundário, universitários e em determinadas comunidades e profissões. No entanto, não foi encontrado qualquer artigo relacionado com estudos realizados ao nível da classe docente. A escola é um local onde crianças e jovens passam a maior parte do seu tempo por isso, é um local muito importante para a informação e prevenção do alcoolismo bem como de outros tipos de drogas. O docente, como formador de jovens e crianças desde tenra idade deve, de acordo com o nível etários dos seus alunos, promover competências que lhes permitam evitar o consumo de álcool. As atitudes e postura dos professores constituem muitas vezes um ponto de referência para os alunos que, muitas vezes, os procuram imitar. Com o objectivo de “alertar” para a importância da realização de estudos nesta classe de profissionais, foi desenvolvido um estudo subordinado ao tema “Bebidas Alcoólicas – Padrões de consumo de Álcool dos Professores”. Este estudo foi realizado numa Escola Secundária em Espinho, sendo um estudo quantitativo, descritivo-correlacional e transversal. A amostra é constituída por 65 professores da referida Escola. Para a recolha de informação, foi elaborado um questionário com duas partes, a primeira parte destina-se à obtenção de dados sócio-demográficos e a segunda parte, à recolha de dados relativos ao consumo de álcool através do instrumento de recolha de dados, a escala AUDIT. The alcohol is a drug considered by many as serious social problem. It is consumed essentially by teenagers and adults, and it´s socially tolerated. Lately, there were been made several studies with secondary students and university students and also with several communities and several jobs. But, meanwhile, it wasn’t found any article related with those studies made specifically with teachers. School is a place where children and youngsters spend most of their time, so it´s the best place to alert, inform and prevent alcoholism as well as other types of drugs. Teachers, as children and youngsters educators’ should, according to the children age, promote and develop skills in order to avoid alcohol addiction. Teachers’ attitudes and behaviour are, most of the time, a reference to students’ that many times try to imitate their teachers and assume their attitudes as socially accepted. With the main goal of “alerting” to the importance of the realization of inquires among these professionals, it was developed a study under the theme “Alcoholic drinks – levels of consume among teachers”. This study was realized in an Espinho Secondary School, being a quantitative descriptive-correlational study and transversal. The sample is constituted by 65 teachers from the referred school. The gathering of information, was realized through a questionnaire with two parts, having, the first one, the goal of obtaining social and demographical information, and the second one, with the goal of gathering information related to the consume of alcohol habits among those teachers. This study was realized through the scale AUDIT instrument.
Descrição: Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau Licenciada em Enfermagem
URI: http://hdl.handle.net/10284/1652
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