Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1623
Título: De mães para filhas
Outros títulos: a passagem de um testemunho (estudo de caso)
Autor: Hiller, Jenifer
Orientador: Santos, Paula Isabel
Palavras-chave: Violência-Família
Transgeracionalidade
Estudo-de-caso
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: A família tem sido considerada, desde sempre, como sendo o núcleo fundamental da sociedade, responsável pela transmissão dos modelos de comportamento e pela preparação para a convivência social. Por conseguinte, a família deve em primeiro lugar satisfazer as necessidades básicas do indivíduo e as exigências da sociedade no sentido de preparar a sua descendência para a continuidade dos ciclos vitais que lhe asseguram a existência. Neste sentido as vivências experienciadas no seio familiar, quer sejam positivas ou negativas, acarretam consequências no desenvolvimento do indivíduo. Ao longo deste trabalho, centrado na história de vida de um sujeito e da sua geração anterior e posterior, pretende-se uma análise pormenorizada dos fenómenos que levaram à transmissão da experiência de violência ao longo de três gerações. O foco do trabalho prende-se com a transmissão intergeracional de modelos e comportamentos comunicacionais disfuncionais e tem como objectivo compreender as dinâmicas inerentes à repetição dos mesmos de forma a prevenir comportamentos desadaptativos na geração seguinte. Como podemos analisar ao longo deste estudo, a disfuncionalidade prende-se com crenças e vivências individuais, influenciadas pelas familiares, gerando um ciclo vicioso com repercussões nos mais diversos domínios. A análise do impacto negativo nas vítimas de maus-tratos reflectidos a nível das suas capacidades de socialização, estilos comunicacionais e parentais, assim como na sua auto-estima conduzem-nos à conclusão de que as características estão presentes, de igual modo, quanto a intensidade e gravidade, nas três vítimas sendo as suas características muitos similares, confirmando uma tendência na repetição das mesmas.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1623
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