Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1597
Título: Prevenção da Depressão
Outros títulos: informação dos alunos da Licenciatura de Enfermagem da FCS/ESS-UFP do 4º ano
Autor: Valente, Sara Oliveira
Orientador: Teixeira, José
Data de Defesa: 2009
Editora: [s.n.]
Resumo: O presente trabalho pretende ser um contributo para o alargamento dos conhecimentos e para todos os que queiram ou necessitem de conhecer a temática da depressão. Mais precisamente no que diz respeito ao papel do enfermeiro na prevenção da depressão. A depressão é, hoje em dia, uma das principais causas de incapacitação e a segunda causa de perda de anos de vida saudáveis. Os custos inerentes a esta doença são muito caros, sendo por isso muito importante a prevenção da mesma. O enfermeiro tem um papel crucial na promoção de hábitos de vida saudáveis e na prevenção da doença. A prevenção de uma doença pode ser primária, secundária ou terciária. Para a realização deste estudo foi desenvolvido um estudo quantitativo descritivo – exploratório transversal, com o objectivo de se identificar qual a informação que os alunos da licenciatura de enfermagem do 4º ano da FCS/ESS – UFP possuem sobre a prevenção da depressão. Neste sentido foi realizado um questionário aos alunos da Licenciatura de enfermagem do 4º ano da FCS/ESS - UFP do qual surgiram dados sobre o tema a abordar. Após o tratamento de dados obtêm-se resultados que tentam dar resposta às questões de investigação inicialmente levantadas. A amostra estudada considerou 40 alunos que frequentam o CLE da UFP, sendo a média de idades de 23 anos. Para a identificação da informação dos alunos em relação à prevenção da depressão, recorreu-se a um questionário de perguntas de caracterização e uma segunda parte de avaliação da informação que os alunos têm sobre o tema. Os resultados indicam 65% dos inquiridos sabem a definição correcta de depressão. Mais de 90% dos alunos têm informação sobre sinais e sintomas de depressão. Porém em relação à informação sobre a prevenção da depressão e sobre as intervenções de enfermagem nesta área, as percentagens de respostas correctas às diferentes perguntas do questionário varia. Conclui-se de qualquer forma, que a maioria dos alunos possui informação sobre a prevenção, dado que em todas as perguntas mais de 50% destes respondeu acertadamente. This paper aims to contribute to the expansion of knowledge on the subject of depression for professionals as well as those desiring or requiring more information. More specifically, the role of nurses in preventing depression. Depression is one of the principal causes of disability and the second leading cause of lost years of a healthy life. The costs of this disease are very expensive and, as such, prevention is of the utmost importance. Nurses play an essential role in promoting healthy living habits and disease prevention. The prevention of a disease may be primary, secondary or tertiary. A quantitative descriptive study was developed for this paper – an exploratory analysis with the aim of identifying which information the students of the 4th year graduate nursing program of FCS / ESS - UFP have on the prevention of depression. A student questionnaire was distributed to 4th year students in the Bachelor of Nursing program of FCS / ESS – UFP, data from which emerged on the topic to be addressed. After the data processing of the results, the results who try to give answers to the research questions, initially raised, are obtained. The sample found 40 students who attend the CLE of the UFP, with a mean age of 23 years. For the identification of information to students regarding prevention of depression, we used a questionnaire with questions of characterization and a second part of the evaluation of information that students have about the subject. The results indicate 65% of respondents know the correct definition of depression. More than 90% of students have information about signs and symptoms of depression. But in relation to information on the prevention of depression and on the nursing interventions in this area, the percentages of correct answers to different questions in the questionnaire vary. It is in any way, that most students have information on prevention, as in all the questions more than 50% of them answered correctly.
Descrição: Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau Licenciada em Enfermagem.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1597
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