Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1577
Título: A memória de trabalho espácio-visual dos idosos
Autor: Constâncio, João Pedro da Silva
Orientador: Meneses, Rute
Palavras-chave: Memória de trabalho espácio-visual e verbal
Envelhecimento normal
Desempenho cognitivo
Sexo
Idade
Escolaridade
Visuospatial and verbal working memory
Normal aging
Cognitive performance
Sex
Age
Education
Data de Defesa: 2009
Editora: [s.n.]
Resumo: Neste estudo, realizado com 95 indivíduos, sem defeito cognitivo, e com idades compreendidas entre os 60 e 74 anos de idade, pretendeu-se averiguar, a existência de diferenças estatisticamente significativas na memória de trabalho espácio-visual, em função das variáveis: idade, sexo, escolaridade e percepção de saúde mental. Constituiu também objectivo do estudo, averiguar, através da análise factorial, a existência de dois factores que demonstrem uma dissociação dos recursos cognitivos utilizados ao nível da memória de trabalho espácio-visual e verbal, e de acordo com o modelo multicomponencial da memória de trabalho de Baddeley e Hitch. O material usado para operacionalizar a memória de trabalho verbal e espácio-visual foram o Teste de Memória de Dígitos e o Teste de Corsi, respectivamente, ambos amplamente utilizados para avaliar a memória de trabalho, segundo o modelo de Baddeley e Hitch (Baddeley, 2003; Beblo, Macek, Brinkers, Hartje & Klaver, 2004; Hester, Kinsella & Ong, 2004; Nys, Van Zandvoort, Van Der Word, Kappell & Haan, 2006; Rosenthal, Riccio, Gsanger & Jarratt, 2006; Yuan, Steedle, Shavelson, Alonzo & Oppezzo, 2006). Os resultados obtidos, demonstraram uma diferenciação do desempenho total no Teste de Corsi em função da idade, sexo, e parcialmente na variável escolaridade. Também foi possível confirmar que, numa amostra de indivíduos mais velhos e saudáveis, e segundo uma abordagem psicométrica, é possível obter-se um modelo de dois factores que dissociam o factor memória de trabalho espácio-visual do factor memória de trabalho verbal. In this study, accomplished with 95 individuals without cognitive defect and with ages between 60 to 74 years old, was intended to analyze the existence of statistical significant differences in the visuospatial working memory, in function of: age, sex, education and mental health perception. It also constituted an objective of the study; analyze, through the factorial analysis, the existence of two factors that demonstrate a dissociation of the cognitive resources used in visuospatial and verbal working memory, according with the multi-component model of working memory of Baddeley and Hitch. The tests used to evaluate the verbal working memory and visuospatial working memory were the Digit Span and the Corsi block tapping test, respectively, both thoroughly used to evaluate the working memory concept, according to the model of Baddeley and Hitch (Baddeley, 2003; Beblo, Macek, Brinkers, Hartje & Klaver, 2004; Hester, Kinsella & Ong, 2004; Nys, Van Zandvoort, Van Der Word, Kappell & Haan, 2006; Rosenthal, Riccio, Gsanger & Jarratt, 2006; Yuan, Steedle, Shavelson, Alonzo & Oppezzo, 2006). The obtained results, demonstrated a differentiation of the total span in the Corsi block tapping test in function of the age, sex, and partially in the education. It was also possible to confirm that, in a sample of older and healthy individuals, and according to the psychometric approach, it is possible to obtain a model of two factors that dissociate the factor visuospatial working memory of the factor verbal working memory.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica e da Saúde.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1577
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