Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1572
Título: Les difficultés perceptives en formation de somato-psychopédagogue
Outros títulos: etude des dynamiques à l'oeuvre chez des adultes en processus de professionnalisation
Autor: Cusson, Aline
Orientador: Berger, Ève
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: La recherche présentée dans ce mémoire vise à identifier les dynamiques à l’oeuvre dans leur processus d’apprentissage, chez des adultes confrontés à des difficultés perceptives en formation de somato-psychopédagogue. Ce travail est donc centré sur des difficultés rencontrées dans le cadre de la formation de l’adulte et plus précisément, dans le cadre très spécifique de la formation en somato-psychopédagogie, en relation avec un apprentissage perceptif. Si, d'une certaine façon, elles font partie du processus d’apprentissage, leur persistance dans un parcours de professionnalisation en somato-psychopédagogie, où la compétence perceptive est un élément central, peut être vécue comme un handicap voire une souffrance. La raison d’être de ce travail est donc de contribuer à un enrichissement des dispositifs d’accompagnement des personnes rencontrant ce type de difficultés, en formation de somato-psychopédagogie. A investigação apresentada neste trabalho visa identificar as dinâmicas existentes nos processos de aprendizagem junto de adultos confrontados com dificuldades perceptivas em formação de somato-psicopedagogia. Este trabalho centra-se então sobre as dificuldades encontradas no contexto da formação de adulto e mais precisamente no quadro muito específico da formação em somato-psicopedagogia. Se, de uma certa forma, elas fazem parte do processo de aprendizagem, a sua persistência num percurso de profissionalização em somato-psicopedagogia, na qual a competência perceptiva é um elemento central, pode ser vivenciada como um handicap ou seja um sofrimento. A razão de ser deste trabalho é então contribuir ao enriquecimento dos dispositivos de acompanhamento das pessoas que encontram este tipo de dificuldades, em formação de somato-psicopedagogia.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1572
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_Cusson.pdf4,66 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.