Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1563
Título: Accompagnement en somato-psychopédagogie et renouvellement du rapport à soi
Autor: Bertrand, Isabelle
Orientador: Bois, Danis
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: Cette dissertation de mestrado porte sur l’accompagnement en somato-psychopédagogie et le renouvellement du rapport à soi et tente de répondre à la question de recherche : « en quoi et comment l’accompagnement en somato-psychopédagogie participe-t-il au renouvellement du rapport à soi ? ». J’ai tout d’abord présenté le champ théorique des pratiques d’accompagnement, puis j’ai développé l’accompagnement en somatopsychopédagogie. La posture épistémologique déployée est celle de praticien-chercheur qui adopte une démarche heuristique. Au niveau de la méthodologie, j’ai interviewé trois patients en m’appuyant sur un guide d’entretien. La méthode d’analyse d’inspiration phénoménologique utilise une approche catégorielle, comme point de départ d’un récit phénoménologique et herméneutique cas par cas. Sur cette base de données, j’ai effectué une démarche herméneutique transversale qui m’a permis de mieux comprendre la nature, les conditions, le processus et les impacts de l’accompagnement en somato-psychopédagogie et d’en tirer des conclusions significatives pour ma recherche. Esta dissertação de mestrado é sobre o acompanhamento em somato-psicopedagogia e a renovação da relação a si e tenta responder à questão de investigação: “em quê e como o acompanhamento em somato-psicopedagogia perticipa à renovação da relação a si ? " Primeiramente abordei o quadro teórico das práticas de acompanhamento, depois desenvolvi o acompanhamento em somato em somato-psicopedagogia. A postura epistemológica desenvolvida é a do praticante-investigador que adopta uma metodologia heuristica de investigação. Ao nível da metodologia entrevistei três pacientes apoiando-me sobre um guia de entrevista. o método de análise de inspiração fenomenológico utiliza uma abordagem categorial como ponto de partida de um relato fenomenológico e hermenêutico caso a caso. Sobre esta base de dados, efectuei um processo hermenêutico transversal que me permitiu melhor compreender a natureza, as condições, o processo e os impactos do acompanhamento em somato-psicopedagogia e de extrair conclusões significativas para a minha investigação.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1563
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_IsabelleBertrand.pdf4,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.