Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1558
Título: Programa de avaliação dos processos cognitivos da leitura no Síndrome de Down
Autor: Valente, Maria Rosária de Oliveira
Orientador: Ramalho, Joaquim
Palavras-chave: Deficiência mental
Síndrome de Down
leitura
Mental Disability
Down Syndrome
Reading
Retard mental
Syndrome de Down
Lecture
Data de Defesa: 2009
Editora: [s.n.]
Resumo: Este estudo tem como objectivo principal, comparar e analisar entre si os resultados obtidos pelos três sujeitos com SD, que constituem a amostra desta investigação. Como objectivos específicos, verificar quais as tarefas de maior e de menor grau de dificuldade de realização para estes sujeitos e verificar se o tempo limite proposto para cada actividade tem alguma interferência no resultado. Partindo do princípio que cada indivíduo apresenta um desenvolvimento único e que o seu perfil de funcionalidade poderá melhorar, independentemente das características da patologia a que está confinado, procurou-se justificar esta premissa, de acordo com a revisão da literatura efectuada. Assim, a temática deste estudo está relacionada com o SD e com competências de leitura que as crianças com esta patologia conseguem adquirir. Desta forma, procedeu-se a uma abordagem à deficiência mental, ao SD e características que lhe são mais intrínsecas, bem como aos processos cognitivos implicados no acto da leitura. Entendeu-se ser essencial, proceder-se também a uma análise, de como as crianças com SD conseguem adquirir capacidades e habilidades de leitura, desmistificando a ideia de que não são capazes de aprender a ler. Como consequência, foi elaborado um Programa de Avaliação nos Processos Cognitivos da Leitura e aplicado aos sujeitos da amostra. Dado que as crianças com esta patologia apresentam por vezes, episódios de birras, amuos, motivação muito diminuta e períodos muito reduzidos de atenção e concentração, o tempo de cada sessão foi alterando de sujeito para sujeito, sendo necessário ao longo da execução do mesmo, efectuar-se reajustes de tempo na concretização das actividades. Os resultados deste estudo demonstraram que os três sujeitos apresentaram resultados diferentes entre si. Verificou-se que um dos sujeitos apresentou média inferior em todos os processos cognitivos relativamente aos outros dois, que as tarefas de menor grau de dificuldade realização foram as sub-lexicais, onde se apurou uma maior homogeneidade entre os três sujeitos. Constatou-se que as tarefas de maior grau de dificuldade de realização são as que se relacionam com as tarefas semânticas. No que se refere à variável tempo, foi verificada uma percentagem de respostas correctas mas fora do tempo limite, pelo qual se conclui, que seria necessário um período mais longo, para a concretização das mesmas, dentro do tempo limite. Apesar destes resultados obtidos, não podem ser generalizados, uma vez que a amostra dos sujeitos é bastante reduzida. Caso tivesse sido maior, provavelmente outros resultados poderiam ser aferidos, contribuindo para um trabalho mais vantajoso e enriquecedor evidenciando assim, as limitações e capacidades que os sujeitos com SD revelam na aprendizagem da leitura. This study has as main target to compare and analyse the results attained by three people with DS, who were chosen as sample for this research. As specific aims, I wanted to verify which the tasks with major and minor fulfilment difficulty were for these people. I wanted also to check if the limit of time suggested for each activity had any interference in the results. Having into account each person presents a unique development and his functionality profile can improve, besides the pathology characteristics he is confined, I tried to justify this premise, in accordance to the revision of the literature done. So, the thematic of this study is related to the DS and with the reading capacities that children with this pathology can obtain. This way, I made an approach to the mental disability, to the DS and to the more intrinsic characteristics to it, as well as to the cognitive methods implied in the reading act. It was conceived to be essential to make also an analysis of how children with DS can attain reading abilities and skills, demystifying the idea they are not able to read. As consequence, it was made an Evaluation Programme in the Reading Cognitive Methods and applied to the people used in this sample. As the children with this pathology present, sometimes, obstinate episodes, pouts, a very small motivation and very reduced moments of attention and concentration, the time used for each session was changed from child to child, being necessary during the fulfilment of this study, to make some time readjustments for the activities achievement. The conclusions of this study presented that the three children showed different results among them. It was seen that one of them presented an inferior average in all cognitive methods comparing to the other two. The less difficult fulfilment tasks were the sublexical, where it was seen a bigger homogeneity among all them. We could see that the most difficult fulfilment tasks are related to the semantics ones. Regarding time variable, it was seen a percentage of correct answers but after having exceeded the time. This way, we can conclude it would be necessary a longer period for the fulfilment of the same tasks within the settled time. Although these results attained, they cannot be generalized as the sample of children chosen is too reduced. If it had been bigger, maybe we could have obtained other results, contributing for a more profitable and enriching work, showing, this way,the limitations and abilities that people with DS reveal during the reading learning process. Cette étude a comme objectif principal la comparaison et l’analyse entre eux des résultats obtenus par les trois sujets avec SD, qui font partie de l’échantillon de cette recherche. Les objectifs spécifiques sont ceux de vérifier quelles sont les tâches au niveau de la réalisation avec un degré de difficulté majeur ou mineur pour ces sujets et celle d’évaluer si le temps limite proposé pour chaque activité a quelque interférence dans le résultat. Ayant en compte que chaque individu présente un développement unique et que son profil de fonctionnalité pourra améliorer, sans égard aux caractéristiques de la pathologie à qu’il est confiné, j’ai réussi à justifier cette prémisse, selon la révision de la littérature effectuée. De la sorte, la thématique de cette étude est par rapport avec le SD et avec les compétences de lecture que les enfants avec cette pathologie peuvent acquérir. De cette façon, j’ai fait un abordage au retard mental, au SD et aux caractéristiques qui lui sont plus intrinsèques et aussi aux processus cognitifs contenus aux actes de lecture. Il a été essentiel faire aussi une analyse comme les enfants avec SD sont capables d’acquérir des capacités et d’adresses pour la lecture, démystifier l’idée qu’ils ne sont pas capables d’apprendre à lire. Par conséquence, il a été élaboré un Programme d’Évaluation des Processus Cognitifs de la Lecture et appliqué aux sujets de l’échantillon. Comme les enfants avec cette pathologie présentent, parfois, des épisodes d’entêtements, des bouderies, une motivation très petite et des périodes d’attention et de concentration très réduites, le temps des sessions a été changé pour chaque sujet. Au cours de l’exécution de l’étude, j’ai du faire des rajustes au temps pour la concrétisation des activités. Les résultats de cette étude ont démontré que les sujets ont présenté des résultats différents parmi eux. J’ai vérifié qu’un des sujets a montré un niveau inférieur dans tous les processus cognitifs par rapport aux autres deux, que les tâches avec un degré de difficulté de réalisation mineur ont été les sous lexiques, où j’ai vu une homogénéité plus grande parmi les sujets. J’ai constaté que les tâches avec un niveau de difficulté de réalisation plus grand sont ceux qui sont en rapport avec les tâches sémantiques. Au niveau de la variable temps, il a été vérifié un pourcentage des réponses correctes, mais hors du temps limite. Avec ça, je peux conclure qu’il serait nécessaire un période plus long pour la concrétisation des mêmes tâches, au-dedans du temps limite.Malgré ces résultats obtenus, ils ne peuvent pas être généralisés, car l’échantillon des sujets est très réduit. S’il eût été plus grand, peut-être d’autres résultats pourraient être obtenus et contribuer, de cette façon, pour un travail plus avantageux et enrichissant, mettant en évidence les limitations et les capacités que les sujets avec SD présentent dans l’apprentissage de la lecture.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1558
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