Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1556
Título: Estratégias de aprendizagem e auto-eficácia académica
Outros títulos: contributos para a explicação do rendimento em língua portuguesa e em matemática
Autor: Torres, Diana Isabel Passeira
Orientador: Neves, Sílvia Pina
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: O principal objectivo desta investigação foi construir e testar um modelo de interrelações, que inclui três variáveis: a utilização de estratégias de aprendizagem, a auto-eficácia académica e o rendimento escolar, procurando contribuir para uma abordagem mais compreensiva sobre os factores que podem explicar a realização e os resultados dos alunos na escola. Começamos por apresentar o enquadramento teórico da investigação, definindo e operacionalizando os conceitos de estratégias de aprendizagem e auto-eficácia académica, descrevendo as suas características, dimensões, tipos e funções, e explorando a sua influência no rendimento escolar, para depois apresentarmos o modelo de inter-relações, onde a utilização de estratégias de aprendizagem e a auto-eficácia académica são preditores do rendimento dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, estabelecendo também uma relação entre si (assumimos que a utilização de estratégias de aprendizagem tem um impacto sobre a autoeficácia académica), e onde a auto-eficácia académica é ainda uma variável mediadora na relação de influência entre a utilização de estratégias de aprendizagem e o rendimento nessas disciplinas. Na verdade, propomos dois modelos: um considerando o rendimento em Língua Portuguesa e outro o rendimento em Matemática. Posteriormente, apresentamos o estudo empírico realizado com 122 alunos do 9.º ano de escolaridade (43,4% raparigas e 56,6% rapazes) de uma escola básica da região de Braga. Como instrumentos, utilizámos o Inventário de Estratégias de Estudo (Leal, 1993), a Escala de Auto- Eficácia Académica (Pina Neves & Faria, 2005), um Questionário Sócio-Demográfico construído para o efeito, e ainda o teste D-48 (CEGOC-TEA) para podermos controlar os níveis de capacidade intelectual dos alunos. Para testar os dois modelos, utilizámos a análise de regressão linear múltipla. Os principais resultados revelaram que a auto-eficácia em Português e em Matemática influencia significativamente o rendimento em cada uma das disciplinas, mas que a utilização de estratégias de aprendizagem não é um preditor significativo desse rendimento. Por sua vez, a relação entre a utilização das estratégias de aprendizagem e o rendimento em Língua Portuguesa é totalmente mediada pela auto-eficácia em Português, o mesmo não acontecendo quando consideramos o rendimento em Matemática. Estes resultados mostraram-se constantes para os diferentes níveis de capacidade intelectual, pois esta variável não revelou ser um moderador significativo quando introduzida nos modelos em estudo. Finalmente, reflectimos sobre as implicações dos resultados encontrados e deixamos pistas para futuras investigações e intervenções neste domínio. The main purpose of this research was to develop and test a model of interrelations, which includes three variables: the use of learning strategies, academic self-efficacy and school outcomes, seeking to contribute to a more comprehensive approach of the factors that may explain the student´s achievement and school outcomes. We start by presenting the theoretical support, defining and operationalizing the concepts of learning strategies and academic self-efficacy, describing their characteristics, dimensions, types and functions, and exploring their influence on academic performance, then we present the model of interrelations, where the use of learning strategies and self-efficacy are predictors of student performance at Portuguese and Mathematics and also establishes a relationship with each other (we assume that the use of learning strategies have an impact on academic self-efficacy), and where academic self-efficacy is still a mediator variable in the relationship of influence between the use of learning strategies and performance in these disciplines. In fact, we propose two models: one considering students results at Portuguese and the other at Mathematics. Subsequently, we present the empirical study conducted with 122 students in 9th grade (43.4% girls and 56.6% boys) of a secondary school in Braga. The instruments used were the Study Strategies Inventory (Leal, 1993), the Academic Self-Efficacy Scale (Pina Neves & Faria, 2005), and a Socio-Demographic Questionnaire constructed for the purpose, and yet the Test D- -48 (CEGOC-TEA) in order to control the student´s levels of intellectual ability. In order to test the two models, we used the multiple linear regression analysis. The main results showed that self-efficacy in Mathematics and Portuguese influences significantly the performance in each subject, but the use of learning strategies is not a significant predictor of student´s outcomes in these subjects. In turn, the relationship between the use of learning strategies and performance at Portuguese is fully mediated by self-efficacy in Portuguese, but is not the case when we consider the performance at Mathematics. These results were constant for the different levels of intellectual ability, because this variable is not proved to be a significant moderator when introduced in the models under study. Finally, we reflect on the implications of the results and leave clues for future research and interventions in this field. L'objectif principal de cette recherche était de développer et tester un modèle de relations réciproques, qui comprend trois variables: l'utilisation de stratégies d'apprentissage, l'auto-efficacité académique et la réussite scolaire, en cherchant à contribuer à une approche plus globale des facteurs qui expliquent mai la mise en oeuvre et les résultats des élèves à l'école. Nous commençons par présenter la recherche théorique, de définir et concrétiser les notions de stratégies d'apprentissage et l'auto-efficacité académique, leurs caractéristiques, dimensions, types et fonctions, et d'étudier leur influence sur le rendement scolaire, puis nous présentons le modèle interrelations, où l'utilisation de stratégies d'apprentissage et d'autoefficacité sont des prédicteurs de la performance des élèves en Portugais et en Mathématiques, et établit aussi une relation avec l'autre (nous supposons que l'utilisation de stratégies d'apprentissage ont une incidence sur l'auto-efficacité académique), et où l'auto-efficacité académique est encore une variable médiatrice dans la relation d'influence entre l'utilisation de stratégies d'apprentissage et les performances dans ces disciplines. En fait, nous proposons deux modèles: un examen du rendement en Portugais et des autres revenus en Mathématiques. Par la suite, nous présentons l'étude empirique menée avec 122 élèves de la 9.eme classe (43,4% de filles et les garçons 56,6%) d'une école de Braga. Les instruments utilisés Les Inventaire des Stratégies D'Études (Leal, 1993), L'échelle de L'Auto -Efficacité Académique (Pina Neves & Faria, 2005), une Étude Socio-Démographique Questionnaire construit à cet effet, et pourtant le Test D-48 (CEGOC-TEA) afin de contrôler les niveaux de capacité intellectuelle des étudiants.Pour tester les deux modèles, nous avons utilisé l'analyse de régression linéaire. Les principaux résultats montrent que l'auto-efficacité en Mathématiques et en Portugais influence de façon significative les performances dans chaque matière, mais l'utilisation de stratégies d'apprentissage n'est pas un prédicteur significatif du revenu. À son tour, la relation entre l'utilisation de stratégies d'apprentissage et la performance dans le Portugaise est entièrement médiatisé par l'auto-efficacité en Portugais, n'est pas le cas lorsque l'on considère le rendement en Mathématiques. Ces résultats ont été constante pour les différents niveaux de capacité intellectuelle, parce que cette variable n'est pas avéré être un modérateur significatif lorsqu'il est introduit dans les modèles à l'étude. Enfin, nous réfléchissons sur les implications des résultats et de laisser des indices pour de futures recherches et d'interventions dans ce domaine.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Humanitária.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1556
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_DianaPasseiraTorres.pdf3,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.