Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1546
Título: PIP – Programa de Intervenção Pedagógica
Outros títulos: uma abordagem às dificuldades de aprendizagem
Autor: Arêde, Sónia Patrícia Martins
Orientador: Costa, Ana
Data de Defesa: 2009
Editora: [s.n.]
Resumo: Este projecto de investigação foi desenvolvido no universo de uma Escola Profissional. Neste tipo de ensino, deparamo-nos, não poucas vezes, com alunos que apesar de se depararem com a possibilidade de usufruir de um ensino personalizado e diferenciado, não estão sensibilizados para as suas necessidades e dificuldades individuais, nem tão pouco para identificar quais as estratégias possíveis para as ultrapassar, havendo assim a necessidade de uma intervenção personalizada que permita orientar estes jovens, ajudando-os a desconstruir preconceitos e construir novas crenças e realidades. O principal objectivo desta investigação é elaborar e aplicar um programa que responda às necessidades e dificuldades dos alunos em termos de aprendizagem, isto é, um programa de instrução cognitiva de estratégias com a finalidade de proporcionar condições e experiências de aprendizagem favoráveis. A amostra desta investigação foi constituída por dois grupos, o grupo experimental e o grupo de controlo, com 8 elementos cada. O PIP – Programa de Intervenção Pedagógica, é um programa de treino cognitivo, enquadrado essencialmente, na teoria do processamento da informação e dirigido a adolescentes que frequentam entre o 7º e 9º ano de escolaridade. Pressupõe a técnica da dinâmica de grupo. Os resultados obtidos vão no sentido de considerar que os sujeitos tendem a abordar as suas aprendizagens segundo uma motivação e uma estratégia profundas. No Grupo experimental, a maioria dos alunos que beneficiou da aplicação do programa melhorou significativamente em termos de aproveitamento, salvo raras excepções, motivadas, sobretudo, pelo absentismo desses alunos às sessões. No que diz respeito ao Grupo de Controlo, verifica-se que a maioria dos alunos não se consegue organizar, nem tão pouco desenvolver estratégias de aprendizagem que se traduzam em bons resultados escolares. This investigation project was developed in a Vocational/ Professional School. In this kind of teaching we usually find students that, in spite of the possibility of having an individual and a different type of teaching, are not conscious of their needs and individual difficulties. They are not also able to identify possible strategies in order to solve their problems. So, they needed an individual intervention that allowed to guide these young students, helping them to open their minds and build new beliefs and realities. The main goal of this investigation is to do and use a program that answers to the needs and difficulties of the students in terms of learning, a program of cognitive instruction of strategies with the objective of giving those good conditions and experiences of learning. The sample of this investigation had two groups, the Experimental and the Observation Group with eight elements each. PIP- Pedagogical Intervention Program is a cognitive training program which is mainly based in the information process theory, which is directed to teenagers that attend the 7th and 9th grade. This program includes the group dynamic technique. The obtained results show that the students approach their learnings if they are motivated and if they know which profound strategies are going to be used. In the Experimental Group the most part of students, to whom the program was used, significantly improved in terms of results, however there were some exceptions because some students often missed the sessions. In the Observation Group the most part of the students could not organize themselves nor develop learning strategies that allowed them to obtain good learning results. Ce projet de recherche a été développé dans l'univers d'une École Professionnelle. Dans ce type d'enseignement nous nous rencontrons, non peu de fois, avec des élèves qui malgré de se rencontreront avec la possibilité d'avoir l'usufruit d'un enseignement personnalisé et différencié, ne sont pas sensibilisés pour leurs nécessités et difficultés individuelles, ni aussi peu pour identifier à lequel les stratégies possibles pour que les dépassent, en y ayant ainsi la nécessité d'une intervention personnalisée qui permette de guider ces jeunes, en les aidant a construire à de nouvelles croyances et réalités. Le principal objectif de cette recherche est élaborer et appliquer un programme qui réponde aux nécessités et aux difficultés des élèves dans des termes d'apprentissage, ceci est, un programme à d'instruction plus cognitive de stratégies avec la finalité de fournir à conditions et expériences d'apprentissage favorables. L'échantillon de cette recherche a été constitué par deux groupes, le groupe expérimental et le groupe de contrôle, avec 8 éléments chaque. PIP - Programme d'Intervention Pédagogique, est un programme d'entraînement cognitif, encadré essentiellement, dans la théorie du traitement des informations et dirigé à des adolescents qui fréquentent de le 7º ou 9º année de scolarité. Il estime la technique de la dynamique de groupe. Les résultats obtenus vont dans le but de considérer que les sujets tendent à aborder leurs apprentissages selon une motivation et une stratégie profondes. Dans Grupo expérimental, à la majorité des élèves qui ont bénéficié de l'application du programme se sont améliorés significativement dans des termes d'exploitation, excepté de rares exceptions, motivées, surtout, par l'absentéisme de ces élèves aux sessions. En ce qui concerne Grupo de Observation, il se vérifie que à la majorité des élèves il ne se réussit pas à organiser, ni aussi peu développer des stratégies d'apprentissage qui se traduisent dans les bons résultats scolaires.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10284/1546
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dm_soniaP.pdf2,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.