Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1521
Título: Além-sombras
Outros títulos: Ana Teresa Pereira
Autor: Pinheiro, Duarte Manuel Carvalho
Orientador: Estrada, Rui
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: Partindo do que foi dito, no âmbito académico, acerca de Ana Teresa Pereira, a presente dissertação identifica a solidão e a identidade como os principais temas da sua obra narrativa e discorre sobre eles. Essa análise temática tem por base dois elementos narrativos essenciais, o espaço e a perspectiva narrativa, com os quais mantém uma relação de grande relevância hermenêutica. É pelo estudo destes tópicos formais textuais, e ainda visualizando imagens e outras referências que pelo seu uso são obsessivas e sobressaem nas suas histórias, que descortinámos todo um universo artístico subjacente àquele literário de Ana Teresa Pereira. De modo a que este ensaio comparativo fosse mais estruturalizante escolhemos como ponto de partida os livros que pensamos marcarem os principais ciclos literários da autora, a saber, Matar a imagem, O rosto de Deus, Se nos encontrarmos de novo e O verão selvagem dos teus olhos. Por outro lado, Henry James, Joseph L. Mankiewicz, Daphne du Maurier e ainda Iris Murdoch e Rilke são os autores que perfazem um outro „corpus‟ deste ensaio. Colocando em contraponto algumas obras destes autores e aquelas pereirianas, através de uma dissecação temática e formal de todo este contexto narrativo, foi possível rascunhar uma teoria do conhecimento que, e inicialmente pensávamos ser de mera índole estética, Ana Teresa Pereira foi defendendo de forma coerente ao longo da sua carreira literária e que nos obriga, sob o ponto de vista filosófico, a recuar até aos tempos imemoriais da Antiguidade Clássica. A partir de ce qui a été dit, dans le domaine scientifique, sur Ana Teresa Pereira, cette thèse identifie la solitude et l'identité comme les thèmes principaux de son oeuvre narrative tout en les discutant. Cette analyse thématique se base sur deux éléments narratifs essentiels, l'espace et la perspective narrative, avec lesquels entretient une relation d'une grande importance du point de vue herméneutique. C'est l'étude de ces thèmes formels du texte et la visualisation des images et même des autres références, des thèmes qui à cause de leur utilisation sont obsessionnels et excellent dans ses histoires, qui révèle tout un monde artistique sous-jacente aux travaux littéraires de Ana Teresa Pereira. Pour que cet essai de comparaison soit plus structurant nous avons choisi comme point de départ les livres que nous considérons les marqueurs de grands cycles de cette autrice, sois Tuer l'image, Le visage de Dieu, Si nous nous rencontrions encore et L'été sauvage de tes yeux. D'autre part, Henry James, Joseph L. Mankiewicz, Daphne du Maurier et même Iris Murdoch et Rilke sont les auteurs qui constituent une autre section de cet essai. En opposant certaines oeuvres de ces auteurs aux oeuvres "pereiriennes", grâce à une dissection thématique et formelle de l'ensemble du contexte narratif, il a été possible d'esquisser une théorie de la connaissance que, et au début nous pensions qu‟elle était d‟un caractère simplement esthétique, Ana Teresa Pereira a défendu constamment tout au long de sa carrière littéraire et qui nous oblige, du point de vue philosophique, à procéder à rebours jusqu'aux temps imémorial de l'antiquité classique. Starting from the studies about Ana Teresa Pereira, this thesis identifies and discusses loneliness and identity as the main themes in her literary oeuvre. This thematic analysis is based on space and narrative perspective, two essential narrative elements of the greatest hermeneutic relevance. Through the study of these textual elements and the visualization of images and other references obsessively used in her stories, we can reveal an artistic universe lying beneath the literary universe of Ana Teresa Pereira. To lend more structure to this comparative essay, we chose as a starting point the books that we regarded as landmarks in the author‟s main literary cycles: Killing the Image, The Face of God, If We Do Meet Again and The Wild Summer In Your Gaze. Another part of this essay analyzes authors such as Henry James, Joseph L. Mankiewicz, Daphne du Maurier, as well as Iris Murdoch and Rilke. By juxtaposing some works of the aforementioned authors to the works of Ana Teresa Pereira, we managed to sketch a cognition theory, which Ana Teresa Pereira substantially defended throughout her literary career. This theory, initially regarded as a mere aesthetic position, forced us, from a philosophic point of view, to go back to the imemorable times of Ancient Classicism.
Descrição: Tese de Doutoramento apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutror em Ciências da Informação.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1521
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento

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