Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1514
Título: Educação para a saúde: conceito e prática dos alunos de enfermagem
Autor: Sora, Ana Margarida Paredes
Orientador: Fonseca, Paula
Palavras-chave: Enfermagem
Educação para a Saúde
Dimensão Ética
Enfermeiro
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: SUMÁRIO Com esta investigação pretendeu-se fazer uma reflexão sobre a Educação para a Saúde: Conceito e Prática dos Alunos de Enfermagem, uma vez que, nos dias de hoje os Profissionais de Saúde têm uma responsabilidade crescente na prevenção da doença e promoção da saúde.Tendo como suporte a investigação de alguns autores e dada a pertinência do tema, formulou-se, para este estudo, a seguinte pergunta de partida: Qual o conceito e prática dos alunos do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem relativamente à Educação para a Saúde? A revisão bibliográfica efectuada permitiu a construção deste estudo ao longo do qual são abordados os temas: Evolução da Enfermagem; Definição; Teorias e Modelos; Educação para a Saúde um Processo Holístico; Como e Onde se desenvolvem; Níveis de Prevenção; Como Planear, Desenvolver e Avaliar; Papel do Enfermeiro e a Dimensão Ética em Educação para a Saúde. Para dar resposta à questão de investigação e aos objectivos definidos, foi desenvolvido um estudo descritivo simples, sendo utilizado o método quantitativo na análise dos dados. Como instrumento de colheita de dados foi aplicado um questionário a uma amostra constituida por 38 alunos de Enfermagem a frequentar o 4º Ano da Licenciatura, numa Universidade do Norte do País. Os resultados obtidos permitiram concluir que os inquiridos têm um conceito bem formado de Educação para a Saúde, atribuem importância à EpS em todos os níveis de prevenção com destaque para a prevenção primária, planeam, desenvolvem e avaliam a Educação para a Saúde em função do doente/utente e família. Palavras Chave: Enfermagem, Educação para a Saúde, Dimensão Ética, Enfermeiro ABSTRACT With the accomplishment of this inquiry it was intended to carry through a reflection on the Education for the Health: Concept and Practice of Nursing students once that, nowadays the health professionals have an increasing responsibility in the prevention of the illness and promotion of the health. Having as support the inquiry of some authors and given the relevancy of the subject, was formulated, for this study, the following question of departure: What is the concept and practice of students in 4th year of Nursing Degree relatively to the Education for the Health? The bibliographical research allowed the construction of this investigation in which themes are explored: evolution of the Nursing, definition: theories and models, Education for the Health a holistic process; how and where it’s made; levels of prevention, how it’s planned, develop and evaluate; Nurse's role and the ethical dimension in Education for Health. To give reply to the question of inquiry and to the defined objectives, a simple descriptive study was developed, being used the quantitative method in the analysis of the data. As instrument of harvest of data, it was applied a questionnaire to a sample consisting of 38 Nursing students that attend the 4th year of Nursing Degree, in a University in the North of the Country. The gotten results had allowed concluding that the inquired have a well formed concept of Education for the Health, attributing importance at every level of prevention with prominence for the primary prevention, planned, develop and evaluate the Education for the Health in function of the sick person/usuary and family. Keywords: Nursing, Education for Health, Ethical Dimension, Nurse
Descrição: Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau Licenciada em Enfermagem
URI: http://hdl.handle.net/10284/1514
Aparece nas colecções:BUFP – Outros Trabalhos Académicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
anexo1.pdf7,63 kBAdobe PDFVer/Abrir
anexo1_QUESTIONARIOfinal.pdf28,37 kBAdobe PDFVer/Abrir
anexo 1_consentimento_declaração helsinquia.PDF94,33 kBAdobe PDFVer/Abrir
MONO_AnaSora.pdf456,95 kBAdobe PDFVer/Abrir
anexo2_Cronogramafinal.pdf16 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.