Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1472
Título: A antropologia na educação
Outros títulos: abertura antropológica sem antropólogos
Autor: Santos, Paula Mota
Seixas, Paulo Castro
Data: 1997
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Antropológicas. Porto. ISSN 0873-819X. 1 (1997) 113-127.
Relatório da Série N.º: Antropológicas
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Resumo: Análise do lugar da Antropologia no Sistema de Ensino português, questionando o papel que a Antropologia e os antropólogos têm e podem vir a ter no Ensino Básico e Secundário em Portugal, a partir da última reforma educativa. Propõe-se a existência, nesta reforma, do paradoxo de uma ideologia antropológica que exclui os antropólogos. Analise-se a figura do professor, licenciado em Antropologia, e do antropólogo de escola, como lugares possíveis do uso social da Antropologia no meio escolar. An analysis of anthropology´s place in the Portuguese educational system by questioning the role that anthropology and anthropologists have and could have at both the middle and secondary education levels since the last reform of the educational system. The existence in this reform of a paradox is stated through the identification of an anthropological ideology that excludes anthropologists. The role of the teacher with a degree in anthropology, and that of the school anthropologist are both analysed and presented as possible uses of anthropology and anthropologists in the school system.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1472
ISSN: 0873-819X
Aparece nas colecções:Nº 01 (Jun. 1997)

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